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Avenida Vinte e Quatro de Fevereiro, 475 - Vila Rui BarbosaSOBRADO EXCELENTE ACONCHEGANTE Á VENDA COM 2 SUÍTES,LAVABO ,SALA COZINHA,LAVANDERIA,VAGA DE GARAGEM,PRÓXIMO AO PARQUE TIQUATIRA- Apresentamos este magnífico sobrado localizado na região da Vila Rui Barbosa, em São Paulo. Com uma área total de 45 m² e 45 m² de área útil, este imóvel oferece amplo espaço para uma moradia confortável. Distribuído em dois andares, o sobrado conta com 2 suítes, proporcionando privacidade e conforto aos seus moradores. Na parte interna, o imóvel apresenta uma sala ampla e arejada, permitindo a integração entre os ambientes e a valorização da luminosidade natural. A cozinha é funcional e bem planejada, garantindo praticidade no dia a dia. Além disso, o sobrado está desocupado, oferecendo a oportunidade de personalização e adaptação às necessidades do novo proprietário. Com um valor de venda de R$ 330.000, este sobrado representa uma excelente oportunidade de investimento. Sua localização privilegiada na Vila Rui Barbosa, próximo a diversos serviços e infraestrutura, torna este imóvel ainda mais atrativo. Agende uma visita e conheça pessoalmente este fantástico sobrado, que aguarda por você!São Paulo - SPSOBRADO EXCELENTE ACONCHEGANTE Á VENDA COM 2 SUÍTES,LAVABO ,SALA COZINHA,LAVANDERIA,VAGA DE GARAGEM,PRÓXIMO AO PARQUE TIQUATIRA- Apresentamos este magnífico sobrado localizado na região da Vila Rui Barbosa, em São Paulo. Com uma área total de 45 m² e 45 m² de área útil, este imóvel oferece amplo espaço para uma moradia confortável. Distribuído em dois andares, o sobrado conta com 2 suítes, proporcionando privacidade e conforto aos seus moradores. Na parte interna, o imóvel apresenta uma sala ampla e arejada, permitindo a integração entre os ambientes e a valorização da luminosidade natural. A cozinha é funcional e bem planejada, garantindo praticidade no dia a dia. Além disso, o sobrado está desocupado, oferecendo a oportunidade de personalização e adaptação às necessidades do novo proprietário. Com um valor de venda de R$ 330.000, este sobrado representa uma excelente oportunidade de investimento. Sua localização privilegiada na Vila Rui Barbosa, próximo a diversos serviços e infraestrutura, torna este imóvel ainda mais atrativo. Agende uma visita e conheça pessoalmente este fantástico sobrado, que aguarda por você!
Avenida Tarumã, 300 - Vila PierinaSOBRADO EM CONDOMINIO COM SACADA, 2 SUÍTES,SALA COM PAINEL, COZINHA PLANEJADA COM COOKTOP, LAVABO,LAVANDERIA,VAGA DE GARAGEM, PRÓXIMO AO PARQUE TIQUATIRA, PRÓXIMO A MERCADOS, FARMÁCIAS, FEIRAS, ESCOLAS, POSTOS DE GASOLINA, CONSSECIONÁRIAS. Este elegante sobrado à venda na Vila Pierina, em São Paulo, oferece uma oportunidade única para aqueles em busca de um lar aconchegante e bem localizado. Localizado em uma rua tranquila, o imóvel conta com 2 quartos espaçosos, 1 sala ampla e uma área externa privilegiada. O imóvel está atualmente ocupado por um inquilino, porém é entregue desocupado, permitindo que o novo proprietário faça as adequações e personalizações necessárias para transformá-lo em seu lar ideal. Com um valor de venda de R$ 430.000, este sobrado representa uma excelente oportunidade de investimento, seja para uso próprio ou para fins de locação. Não perca a chance de conhecer pessoalmente este imóvel e descobrir todo o seu potencial. Agende uma visita ainda hoje e descubra como este sobrado pode se tornar o lar dos seus sonhos.São Paulo - SPSOBRADO EM CONDOMINIO COM SACADA, 2 SUÍTES,SALA COM PAINEL, COZINHA PLANEJADA COM COOKTOP, LAVABO,LAVANDERIA,VAGA DE GARAGEM, PRÓXIMO AO PARQUE TIQUATIRA, PRÓXIMO A MERCADOS, FARMÁCIAS, FEIRAS, ESCOLAS, POSTOS DE GASOLINA, CONSSECIONÁRIAS. Este elegante sobrado à venda na Vila Pierina, em São Paulo, oferece uma oportunidade única para aqueles em busca de um lar aconchegante e bem localizado. Localizado em uma rua tranquila, o imóvel conta com 2 quartos espaçosos, 1 sala ampla e uma área externa privilegiada. O imóvel está atualmente ocupado por um inquilino, porém é entregue desocupado, permitindo que o novo proprietário faça as adequações e personalizações necessárias para transformá-lo em seu lar ideal. Com um valor de venda de R$ 430.000, este sobrado representa uma excelente oportunidade de investimento, seja para uso próprio ou para fins de locação. Não perca a chance de conhecer pessoalmente este imóvel e descobrir todo o seu potencial. Agende uma visita ainda hoje e descubra como este sobrado pode se tornar o lar dos seus sonhos.
Rua Tucanos, 11 - Vila Araguaia.SOBRADO Á VENDA COM 3 CASAS NO QUINTAL,IDEAL PARA INVESTIDOR OU PARA CONSTRUTOR-FÁCIL ACESSO AO TIQUATIRA, FÁCIL ACESSO A AVENIDA CANGAIBA. Este sólido sobrado está localizado na Vila Araguaia, em São Paulo, em uma região de fácil acesso e infraestrutura completa. Com 250 m² de área total e 250 m² de área útil, este imóvel oferece espaço generoso e conforto para sua família. Distribuído em 4 quartos e 2 salas, este sobrado proporciona ampla área social e privacidade aos moradores. Atualmente ocupado, o imóvel está disponível para venda pelo valor de R$ 450.000,00. Projetado com excelente aproveitamento do espaço, este sobrado apresenta ótima distribuição dos ambientes, garantindo funcionalidade e fluidez ao layout. A construção sólida e bem cuidada oferece tranquilidade e segurança aos proprietários. Além disso, a localização privilegiada na Vila Araguaia, em São Paulo, facilita o acesso a serviços, comércio e vias importantes da cidade. Não perca a oportunidade de conhecer pessoalmente este sobrado de excelente custo-benefício. Agende uma visita e descubra todas as vantagens que este imóvel pode oferecer para você e sua família.São Paulo - SP.SOBRADO Á VENDA COM 3 CASAS NO QUINTAL,IDEAL PARA INVESTIDOR OU PARA CONSTRUTOR-FÁCIL ACESSO AO TIQUATIRA, FÁCIL ACESSO A AVENIDA CANGAIBA. Este sólido sobrado está localizado na Vila Araguaia, em São Paulo, em uma região de fácil acesso e infraestrutura completa. Com 250 m² de área total e 250 m² de área útil, este imóvel oferece espaço generoso e conforto para sua família. Distribuído em 4 quartos e 2 salas, este sobrado proporciona ampla área social e privacidade aos moradores. Atualmente ocupado, o imóvel está disponível para venda pelo valor de R$ 450.000,00. Projetado com excelente aproveitamento do espaço, este sobrado apresenta ótima distribuição dos ambientes, garantindo funcionalidade e fluidez ao layout. A construção sólida e bem cuidada oferece tranquilidade e segurança aos proprietários. Além disso, a localização privilegiada na Vila Araguaia, em São Paulo, facilita o acesso a serviços, comércio e vias importantes da cidade. Não perca a oportunidade de conhecer pessoalmente este sobrado de excelente custo-benefício. Agende uma visita e descubra todas as vantagens que este imóvel pode oferecer para você e sua família.
Rua Haia, 185 - Vila Rui BarbosaEste sobrado de 3 quartos, localizado na Vila Rui Barbosa, em São Paulo, está à venda por R$ 460.000. Com uma área total de 122 m², o imóvel apresenta ótima distribuição dos ambientes, com 1 sala ampla e espaçosa. O sobrado, atualmente ocupado, não possui mobília. Essa é uma excelente oportunidade para quem deseja adquirir um imóvel bem localizado, com boa metragem e em ótimo estado de conservação. A região é residencial, com diversas opções de comércio, escolas e transporte público próximos, proporcionando uma ótima qualidade de vida aos moradores. Agende uma visita e conheça pessoalmente este sobrado, que possui grande potencial de valorização.São Paulo - SPEste sobrado de 3 quartos, localizado na Vila Rui Barbosa, em São Paulo, está à venda por R$ 460.000. Com uma área total de 122 m², o imóvel apresenta ótima distribuição dos ambientes, com 1 sala ampla e espaçosa. O sobrado, atualmente ocupado, não possui mobília. Essa é uma excelente oportunidade para quem deseja adquirir um imóvel bem localizado, com boa metragem e em ótimo estado de conservação. A região é residencial, com diversas opções de comércio, escolas e transporte público próximos, proporcionando uma ótima qualidade de vida aos moradores. Agende uma visita e conheça pessoalmente este sobrado, que possui grande potencial de valorização.
Avenida Tarumã, 108 - Vila PierinaLindo sobrado frontal de esquina no Cangaíba - com 3 dormitórios carpete de madeira sendo 1 suíte com dependência de empregada mais banheiro lavanderia coberta 2 vagas de garagem cobertas, 1 jardim muito bonito, corredor Lateral, cerca elétrica com câmeras portão automático. Ar-condicionado nos quartos. Excelente metragem: 107,00 M² Próximo a grandes redes de supermercado e atacadista como: atacadão, Assaí e Poupaki da rede D avó supermercado. Acesso fácil as rodovias Ailton Sena, Dutra, e Rodoanel. Agende já sua visita. O Bairro oferece uma ampla infraestrutura com comércios, bancos, supermercados, farmácias, restaurantes, parques e comércios em geral.São Paulo - SPLindo sobrado frontal de esquina no Cangaíba - com 3 dormitórios carpete de madeira sendo 1 suíte com dependência de empregada mais banheiro lavanderia coberta 2 vagas de garagem cobertas, 1 jardim muito bonito, corredor Lateral, cerca elétrica com câmeras portão automático. Ar-condicionado nos quartos. Excelente metragem: 107,00 M² Próximo a grandes redes de supermercado e atacadista como: atacadão, Assaí e Poupaki da rede D avó supermercado. Acesso fácil as rodovias Ailton Sena, Dutra, e Rodoanel. Agende já sua visita. O Bairro oferece uma ampla infraestrutura com comércios, bancos, supermercados, farmácias, restaurantes, parques e comércios em geral.
Rua Antonieta Borges Alves, 0 - Vila Rui Barbosa110m2. Casa assobradado. 1 vaga de garagem. 2 quartos, sendo um com homeoffice. 2 banheiros. Cozinha com móveis planejados. Área de serviço e churrasqueira. 1 mesanino externo. 1 quarto para empregada. Portão automatizado.Localizado na encantadora Vila Rui Barbosa, em São Paulo, este sobrado oferece uma oportunidade única de investimento. Com seus 110 m² de área total, distribuídos em 3 quartos e 1 sala, este imóvel apresenta amplo espaço e possibilidades de acomodação. O valor de venda, de R$ 640.000, torna esta propriedade uma opção atrativa para quem busca um lar ou investimento em uma região privilegiada da cidade. O imóvel encontra-se atualmente ocupado, porém não mobiliado, permitindo que o novo proprietário personalize e adapte o espaço de acordo com suas preferências. Não perca a chance de conhecer de perto esta propriedade e descobrir seu verdadeiro potencial.São Paulo - SP110m2. Casa assobradado. 1 vaga de garagem. 2 quartos, sendo um com homeoffice. 2 banheiros. Cozinha com móveis planejados. Área de serviço e churrasqueira. 1 mesanino externo. 1 quarto para empregada. Portão automatizado.Localizado na encantadora Vila Rui Barbosa, em São Paulo, este sobrado oferece uma oportunidade única de investimento. Com seus 110 m² de área total, distribuídos em 3 quartos e 1 sala, este imóvel apresenta amplo espaço e possibilidades de acomodação. O valor de venda, de R$ 640.000, torna esta propriedade uma opção atrativa para quem busca um lar ou investimento em uma região privilegiada da cidade. O imóvel encontra-se atualmente ocupado, porém não mobiliado, permitindo que o novo proprietário personalize e adapte o espaço de acordo com suas preferências. Não perca a chance de conhecer de perto esta propriedade e descobrir seu verdadeiro potencial.
Rua Cirene Jorge Ribeiro, 0 - Vila SaleteSOBRADO EXCELENTE COM SACADA Á VENDA COM 250M²,COM 3 DORMITÓRIOS COM PISO DE ASSOALHO SENDO 1 SUÍTE COM BOX DE VIDRO E GABINETE, 2 DORMITÓRIOS COM PLANEJADOS,1 SALA PARA 3 AMBIENTES COM PISO EM ARDÓSIA, 1 BANHEIRO SOCIAL COM GABINETE, E BOX DE VIDRO, 1 COZINHA PLANEJADA COM PISO FRIO, 1 LAVANDERIA COBERTA,2 VAGAS DE GARAGEM COBERTAS,FUNDO DO CORREDOR LATERAL, QUINTAL E EDÍCULA E BANHEIRO,PRÓXIMO DE ESCOLAS CRECHES, MERCADOS BANCOS, LOTERICAS, FARMÁCIAS,FÁCIL ACESSO A AV. AMADOR BUENO DA VEIGA,SHOPPING PENHA ,FÁCIL ACESSO A RADIAL LESTE,FÁCIL ACESSO AO AEROPORTO DE GUARULHOS Um dos principais HUBs da América Latina, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foi inaugurado em 20 de janeiro de 1985. Em 1989, iniciou a operação da segunda pista, com 3,7 mil metros de extensão. Quatro anos mais tarde, em 1993, concluiu a primeira expansão com a abertura do Terminal 2. Em 2001, passou a ser chamado de Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro. No ano de 2004, foi concluída a modernização da torre de controle. Já em 2012, foi inaugurado o Terminal 4, hoje chamado de Terminal 1. E em 6 de fevereiro do mesmo ano foi concedido à iniciativa privada. O consórcio formado pelas empresas Invepar e ACSA (Airports Company South Africa) foi anunciado como vencedor do leilão de concessão. O contrato foi assinado em junho de 2012 por um período de 20 anos, formando a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., que responde por 51% da participação acionária, e se soma aos 49% da estatal Infraero. Durante o período de transferência operacional, em 15 de novembro de 2012, o aeroporto ganhou uma nova marca: GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo. Em 2014, inaugurou o moderno Terminal 3, com 192 mil metros quadrados, construído em tempo recorde: 1 ano e 9 meses de obra. Em novembro de 2015, os terminais foram renumerados e os antigos terminais 1 e 2 foram unificados, tornando-se o atual terminal 2 e o antigo terminal 4 o atual terminal 1, melhorando a lógica de organização dos terminais e facilitando o deslocamento dos usuários no GRU Airport. Destinos internacionais a partir do GRU Airport GRU AIRPORT EM NÚMEROS ILS (Instrument Landing System): Categoria III-A Horas de operação: 24 horas em todos os terminais Área total do aeroporto (cerca patrimonial): 11.905.056,52 m2 Área total do aeroporto (cerca operacional): 5.883.000 m2 Área total de pátio: 975.513,18 m2 Pistas de pouso / decolagem: 301.500 m² - 10R/28L com 3.000 m x 45 m e 10L/28R com 3.700 m x 45 m, homologada para operação de aeronaves de Código F (A380) Taxiways: 485.632,1 m² Slots disponíveis por hora: 60 Posições de estacionamento para aeronaves: 115 posições (considerando o mix de aeronaves possível, conforme a declaração de capacidade); Pontes de embarque: 51 Tipos de aeronave: Códigos A, B, C, D, E e F (incluindo 747-800 e A380) Coordenação das posições: ATA level 2 Airport Balcões de check-in: 320 e mais 48 balcões de recheck-in; Terminal 1: 34 Terminal 2: 186 Terminal 3: 100 Portões de embarque: 95 Terminal 1: 11 Terminal 2: oeste 29/ leste 23/ total 52 Terminal 3: 32 Confira as prinicipais entregas do GRU Airport, desde que assumiu a administração do aeroporto em fevereiro de 2013. Fevereiro/2013Maio/2013Julho/2013Agosto/2013Outubro/2013Março/2014Abril/2014Maio/2014Maio/2014Junho/2014Fevereiro/2015Junho/2015Agosto/2015Outubro/2015Outubro/2015Novembro/2015Dezembro/2015Janeiro/2016 Panther GRU Airport recebeu seu primeiro Panther, caminhão de combate a incêndios, utilizado nos maiores aeroportos do mundo. Fomos o primeiro aeroporto no Brasil a importar um Panther. Em abril de 2014 recebemos o segundo caminhão 6x6, reforçando ainda mais nossa cultura de segurança.São Paulo - SPSOBRADO EXCELENTE COM SACADA Á VENDA COM 250M²,COM 3 DORMITÓRIOS COM PISO DE ASSOALHO SENDO 1 SUÍTE COM BOX DE VIDRO E GABINETE, 2 DORMITÓRIOS COM PLANEJADOS,1 SALA PARA 3 AMBIENTES COM PISO EM ARDÓSIA, 1 BANHEIRO SOCIAL COM GABINETE, E BOX DE VIDRO, 1 COZINHA PLANEJADA COM PISO FRIO, 1 LAVANDERIA COBERTA,2 VAGAS DE GARAGEM COBERTAS,FUNDO DO CORREDOR LATERAL, QUINTAL E EDÍCULA E BANHEIRO,PRÓXIMO DE ESCOLAS CRECHES, MERCADOS BANCOS, LOTERICAS, FARMÁCIAS,FÁCIL ACESSO A AV. AMADOR BUENO DA VEIGA,SHOPPING PENHA ,FÁCIL ACESSO A RADIAL LESTE,FÁCIL ACESSO AO AEROPORTO DE GUARULHOS Um dos principais HUBs da América Latina, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foi inaugurado em 20 de janeiro de 1985. Em 1989, iniciou a operação da segunda pista, com 3,7 mil metros de extensão. Quatro anos mais tarde, em 1993, concluiu a primeira expansão com a abertura do Terminal 2. Em 2001, passou a ser chamado de Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro. No ano de 2004, foi concluída a modernização da torre de controle. Já em 2012, foi inaugurado o Terminal 4, hoje chamado de Terminal 1. E em 6 de fevereiro do mesmo ano foi concedido à iniciativa privada. O consórcio formado pelas empresas Invepar e ACSA (Airports Company South Africa) foi anunciado como vencedor do leilão de concessão. O contrato foi assinado em junho de 2012 por um período de 20 anos, formando a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., que responde por 51% da participação acionária, e se soma aos 49% da estatal Infraero. Durante o período de transferência operacional, em 15 de novembro de 2012, o aeroporto ganhou uma nova marca: GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo. Em 2014, inaugurou o moderno Terminal 3, com 192 mil metros quadrados, construído em tempo recorde: 1 ano e 9 meses de obra. Em novembro de 2015, os terminais foram renumerados e os antigos terminais 1 e 2 foram unificados, tornando-se o atual terminal 2 e o antigo terminal 4 o atual terminal 1, melhorando a lógica de organização dos terminais e facilitando o deslocamento dos usuários no GRU Airport. Destinos internacionais a partir do GRU Airport GRU AIRPORT EM NÚMEROS ILS (Instrument Landing System): Categoria III-A Horas de operação: 24 horas em todos os terminais Área total do aeroporto (cerca patrimonial): 11.905.056,52 m2 Área total do aeroporto (cerca operacional): 5.883.000 m2 Área total de pátio: 975.513,18 m2 Pistas de pouso / decolagem: 301.500 m² - 10R/28L com 3.000 m x 45 m e 10L/28R com 3.700 m x 45 m, homologada para operação de aeronaves de Código F (A380) Taxiways: 485.632,1 m² Slots disponíveis por hora: 60 Posições de estacionamento para aeronaves: 115 posições (considerando o mix de aeronaves possível, conforme a declaração de capacidade); Pontes de embarque: 51 Tipos de aeronave: Códigos A, B, C, D, E e F (incluindo 747-800 e A380) Coordenação das posições: ATA level 2 Airport Balcões de check-in: 320 e mais 48 balcões de recheck-in; Terminal 1: 34 Terminal 2: 186 Terminal 3: 100 Portões de embarque: 95 Terminal 1: 11 Terminal 2: oeste 29/ leste 23/ total 52 Terminal 3: 32 Confira as prinicipais entregas do GRU Airport, desde que assumiu a administração do aeroporto em fevereiro de 2013. Fevereiro/2013Maio/2013Julho/2013Agosto/2013Outubro/2013Março/2014Abril/2014Maio/2014Maio/2014Junho/2014Fevereiro/2015Junho/2015Agosto/2015Outubro/2015Outubro/2015Novembro/2015Dezembro/2015Janeiro/2016 Panther GRU Airport recebeu seu primeiro Panther, caminhão de combate a incêndios, utilizado nos maiores aeroportos do mundo. Fomos o primeiro aeroporto no Brasil a importar um Panther. Em abril de 2014 recebemos o segundo caminhão 6x6, reforçando ainda mais nossa cultura de segurança.
Rua Muriri, 224 - Engenheiro GoulartTERRENO PARA ESTRANGEIRO OU CONSTRUTOR,COM 338M² COM 2 PONTOS COMERCIAIS, E 2 CASAS NO QUINTAL SENDO 1 CASA COM 4 CÔMODOS, E A OUTRA COM 3 CÔMODOS,TOTALIZANDO , 1 SALA,2 DORMITÓRIOS,2 COZINHAS,2 BANHEIROS, EXCELENTE PARA ESTRANGEIRO, ENGENHEIRO GOULART. EXCELENTE OPORTUNIDADE PARA QUEM QUER MORAR E TRABALHAR ,E TER UMA RENDA. CASA PADRÃO COM 2 PONTOS COMERCIAIS, E 2 CASAS NO QUINTAL, ENGENHEIRO GULART,PRÓXIMO A ESTAÇÃO DE TREM , ACESSO A ASSIS RIBEIRO, PRÓXIMO DE ESCOLAS, CRECHES, UBS,PONTOS DE ÔNIBUS,PRÓXIMO AO PARQUE ECOLÓGICO,FÁCIL ACESSO A AVENIDA CANGAIBA E SEU COMERCIO, FÁCIL ACESSO A PENHA DE FRANÇA, FÁCIL ACESSO AO AEROPORTO DE GUARUHOSr André Franco Montoro (IATA: GRU, ICAO: SBGR) é o maior aeroporto do Brasil, da América do Sul e um dos maiores do mundo,[3] sendo o segundo mais movimentado da América Latina em número de passageiros transportados (após o Aeroporto Internacional da Cidade do México)[1] e um dos trinta mais movimentados do planeta.[4] No transporte de mercadorias, é o segundo depois do Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, Colômbia. Com uma área de 14 quilômetros quadrados, o complexo aeroportuário conta com um sistema de acesso viário próprio. A Rodovia Helio Smidt se estende por parte do perímetro do aeroporto, tendo ligação com as rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna. Toda estrutura para passageiros é dividida em três terminais, totalizando 260 pontos de check-in. Em 2001, uma lei federal alterou a denominação do aeroporto em homenagem ao ex-governador de São Paulo André Franco Montoro, falecido em 1999.[5] No entanto, o nome oficial não é habitualmente utiizado pela população, que se refere apenas como "aeroporto de Guarulhos" ou "aeroporto de Cumbica". O complexo aeroportuário foi concedido à iniciativa privada em 6 de fevereiro de 2012, para o consórcio composto pela Invepar e a Airports Company South Africa, durante o período de vinte anos, pelo valor de 16,2 bilhões de reais.[6] Em 15 de novembro de 2012, a concessionária passou a utilizar a marca GRU Airport, que irá conviver com o nome oficial, além das denominações informais.[7] Em 2017, foi considerado pela empresa OAG o segundo melhor em pontualidade no mundo e primeiro na América Latina, uma posição acima daquela alcançada no ano anterior.[3][8] Em 2019 alcançou as mesma classificações em uma pesquisa realizada pela FlightStats.[9] Em 2021 foi eleito pelo estudo do Club Med como um dos 35 melhores do mundo para longas escalas.[10] História Antecedentes Em 1947, o Aeroporto de Congonhas registrou um imenso movimento que foi além de sua capacidade operacional de passageiros e cargas. Por isso, o secretário de viação de São Paulo nomeou em 1951 uma comissão para levantar as possíveis áreas capazes de receber um aeroporto.[11] Foram identificadas e catalogadas cerca de 23 áreas e a escolhida localizava-se no antigo distrito de Santo Ângelo na cidade de Mogi das Cruzes, mas nada de fato foi realizado.[12] O surgimento de aviões de grande porte exigiu pistas maiores, motivando várias reformas no antigo Campo de Aviação de Viracopos, em Campinas, transformando-o em 1960 no Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas, com uma pista de 3 240 metros de comprimento.[13] As pistas de Congonhas ficaram limitadas, capazes apenas de receber voos domésticos e alguns poucos internacionais procedentes da América do Sul.[14] Diante das demandas do crescimento nacional, o ministro da Aeronáutica promoveu a criação da "Comissão Coordenadora do Projeto Aeroporto Internacional", presidida pelo tenente-brigadeiro e ministro da Aeronáutica Araripe Macedo. O comitê foi designado para arquitetar as diretrizes de implantação de uma nova infra-estrutura aeroportuária, pois a aviação comercial a jato impôs transformações que não poderiam ser resolvidas com simples ajustes.[15] A CCPAI confiou os estudos à empresa brasileira Hidroservice, consorciada às canadenses Acres e Parkin. Entre as diversas conclusões deste estudo, destacou-se que o Rio de Janeiro teria um potencial de tráfego de passageiros maior que São Paulo, devido à metrópole oferecer melhores condições econômicas de operação das aeronaves. Na época, as duas cidades sozinhas concentravam 55% do tráfego aéreo doméstico e 90% do tráfego internacional do país. Mediante os fatos, era importante a construção de dois aeroportos internacionais nas duas cidades e o Rio de Janeiro sediaria o principal complexo aeroportuário internacional do país.[16] Dos locais analisados, a Base Aérea do Galeão no Rio de Janeiro e a Base Aérea de São Paulo eram os que ofereciam maiores benefícios, pois naquele período para a Ditadura militar brasileira era conveniente aliar os interesses da aviação comercial e militar. O novo aeroporto deveria ser implantado o quanto antes, visando possibilitar o desenvolvimento econômico-operacional do principal aeroporto internacional do Brasil.[17] Impasses Pistas do aeroporto em 1987. Serra da Cantareira, um dos impasses para a construção do aeroporto. Em São Paulo, o ministro da Aeronáutica avaliou ser essencial envolver o governo estadual.[18] Em 4 de maio de 1976, o governador Paulo Egídio Martins firmou um acordo no qual constava que em todas as etapas de instauração do novo aeroporto, o estado de São Paulo seria responsável. Também ficou acordado que as obras seriam financiadas pelo Ministério da Aeronáutica e Governo de São Paulo.[19] Novos estudos e levantamentos executados indicavam que a cidade de Ibiúna abrigava as condições ideais. Em 15 de setembro de 1975, Paulo Egídio assinou um decreto de utilidade pública para fins de desapropriação de cerca de 60 quilômetros quadrados de áreas de terra em Ibiúna.[20] Contudo, uma série de disputas envolvendo a escolha da região iniciou-se, e só foi amenizada em março de 1977, quando Paulo Egídio decretou que uma nova área de 60 quilômetros quadrados, situada em Caucaia do Alto, distrito da cidade de Cotia, sediaria o aeroporto. Isso foi o estopim para que protestos iniciassem. A Reserva Florestal do Morro Grande, um dos últimos vestígios da Mata Atlântica, seria parcialmente desmatada. Surgiu a "Comissão de Defesa do Patrimônio da Comunidade",que reuniu quase setenta entidades preocupadas com o meio ambiente. O governo prometeu reflorestar a região, argumentou os benefícios do novo terminal, levantou fundos para a obra, mas ela não saiu do papel.[18] O governo federal defendia a opção por Guarulhos, pois o Ministério da Aeronáutica havia doado 10 quilômetros quadrados de terras pertencentes à Base Aérea de São Paulo para a construção do complexo aeroportuário, pois a escolha de qualquer outro lugar acarretaria grandes custos com desapropriações, colocando em risco a viabilidade do projeto.[19] Por outro lado, um grupo defendia que era inviável a construção do aeroporto em Cumbica, devido aos constantes nevoeiros na região que já afetava as operações da Base Aérea. Tal fenômeno ocorre devido à proximidade com a Serra da Cantareira e de várias áreas alagadas pelo rio Baquirivu-Guaçu.[18] O senador André Franco Montoro, junto com seu partido MDB, foi um opositor ferrenho ao projeto do Aeroporto Internacional de São Paulo[21]. Organizou várias correntes tanto na cidade, como fora, numa intensa mobilização contra a construção, que ganhou manifestações de toda ordem, tanto em ruas como na mídia. Paradoxalmente, mas tarde, quando eleito governador do estado de São Paulo, inaugurou o aeroporto. Em 28 de novembro de 2001, mais de dois anos após seu falecimento, uma lei federal alterou a denominação do complexo aeroportuário em sua homenagem.São Paulo - SPTERRENO PARA ESTRANGEIRO OU CONSTRUTOR,COM 338M² COM 2 PONTOS COMERCIAIS, E 2 CASAS NO QUINTAL SENDO 1 CASA COM 4 CÔMODOS, E A OUTRA COM 3 CÔMODOS,TOTALIZANDO , 1 SALA,2 DORMITÓRIOS,2 COZINHAS,2 BANHEIROS, EXCELENTE PARA ESTRANGEIRO, ENGENHEIRO GOULART. EXCELENTE OPORTUNIDADE PARA QUEM QUER MORAR E TRABALHAR ,E TER UMA RENDA. CASA PADRÃO COM 2 PONTOS COMERCIAIS, E 2 CASAS NO QUINTAL, ENGENHEIRO GULART,PRÓXIMO A ESTAÇÃO DE TREM , ACESSO A ASSIS RIBEIRO, PRÓXIMO DE ESCOLAS, CRECHES, UBS,PONTOS DE ÔNIBUS,PRÓXIMO AO PARQUE ECOLÓGICO,FÁCIL ACESSO A AVENIDA CANGAIBA E SEU COMERCIO, FÁCIL ACESSO A PENHA DE FRANÇA, FÁCIL ACESSO AO AEROPORTO DE GUARUHOSr André Franco Montoro (IATA: GRU, ICAO: SBGR) é o maior aeroporto do Brasil, da América do Sul e um dos maiores do mundo,[3] sendo o segundo mais movimentado da América Latina em número de passageiros transportados (após o Aeroporto Internacional da Cidade do México)[1] e um dos trinta mais movimentados do planeta.[4] No transporte de mercadorias, é o segundo depois do Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, Colômbia. Com uma área de 14 quilômetros quadrados, o complexo aeroportuário conta com um sistema de acesso viário próprio. A Rodovia Helio Smidt se estende por parte do perímetro do aeroporto, tendo ligação com as rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna. Toda estrutura para passageiros é dividida em três terminais, totalizando 260 pontos de check-in. Em 2001, uma lei federal alterou a denominação do aeroporto em homenagem ao ex-governador de São Paulo André Franco Montoro, falecido em 1999.[5] No entanto, o nome oficial não é habitualmente utiizado pela população, que se refere apenas como "aeroporto de Guarulhos" ou "aeroporto de Cumbica". O complexo aeroportuário foi concedido à iniciativa privada em 6 de fevereiro de 2012, para o consórcio composto pela Invepar e a Airports Company South Africa, durante o período de vinte anos, pelo valor de 16,2 bilhões de reais.[6] Em 15 de novembro de 2012, a concessionária passou a utilizar a marca GRU Airport, que irá conviver com o nome oficial, além das denominações informais.[7] Em 2017, foi considerado pela empresa OAG o segundo melhor em pontualidade no mundo e primeiro na América Latina, uma posição acima daquela alcançada no ano anterior.[3][8] Em 2019 alcançou as mesma classificações em uma pesquisa realizada pela FlightStats.[9] Em 2021 foi eleito pelo estudo do Club Med como um dos 35 melhores do mundo para longas escalas.[10] História Antecedentes Em 1947, o Aeroporto de Congonhas registrou um imenso movimento que foi além de sua capacidade operacional de passageiros e cargas. Por isso, o secretário de viação de São Paulo nomeou em 1951 uma comissão para levantar as possíveis áreas capazes de receber um aeroporto.[11] Foram identificadas e catalogadas cerca de 23 áreas e a escolhida localizava-se no antigo distrito de Santo Ângelo na cidade de Mogi das Cruzes, mas nada de fato foi realizado.[12] O surgimento de aviões de grande porte exigiu pistas maiores, motivando várias reformas no antigo Campo de Aviação de Viracopos, em Campinas, transformando-o em 1960 no Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas, com uma pista de 3 240 metros de comprimento.[13] As pistas de Congonhas ficaram limitadas, capazes apenas de receber voos domésticos e alguns poucos internacionais procedentes da América do Sul.[14] Diante das demandas do crescimento nacional, o ministro da Aeronáutica promoveu a criação da "Comissão Coordenadora do Projeto Aeroporto Internacional", presidida pelo tenente-brigadeiro e ministro da Aeronáutica Araripe Macedo. O comitê foi designado para arquitetar as diretrizes de implantação de uma nova infra-estrutura aeroportuária, pois a aviação comercial a jato impôs transformações que não poderiam ser resolvidas com simples ajustes.[15] A CCPAI confiou os estudos à empresa brasileira Hidroservice, consorciada às canadenses Acres e Parkin. Entre as diversas conclusões deste estudo, destacou-se que o Rio de Janeiro teria um potencial de tráfego de passageiros maior que São Paulo, devido à metrópole oferecer melhores condições econômicas de operação das aeronaves. Na época, as duas cidades sozinhas concentravam 55% do tráfego aéreo doméstico e 90% do tráfego internacional do país. Mediante os fatos, era importante a construção de dois aeroportos internacionais nas duas cidades e o Rio de Janeiro sediaria o principal complexo aeroportuário internacional do país.[16] Dos locais analisados, a Base Aérea do Galeão no Rio de Janeiro e a Base Aérea de São Paulo eram os que ofereciam maiores benefícios, pois naquele período para a Ditadura militar brasileira era conveniente aliar os interesses da aviação comercial e militar. O novo aeroporto deveria ser implantado o quanto antes, visando possibilitar o desenvolvimento econômico-operacional do principal aeroporto internacional do Brasil.[17] Impasses Pistas do aeroporto em 1987. Serra da Cantareira, um dos impasses para a construção do aeroporto. Em São Paulo, o ministro da Aeronáutica avaliou ser essencial envolver o governo estadual.[18] Em 4 de maio de 1976, o governador Paulo Egídio Martins firmou um acordo no qual constava que em todas as etapas de instauração do novo aeroporto, o estado de São Paulo seria responsável. Também ficou acordado que as obras seriam financiadas pelo Ministério da Aeronáutica e Governo de São Paulo.[19] Novos estudos e levantamentos executados indicavam que a cidade de Ibiúna abrigava as condições ideais. Em 15 de setembro de 1975, Paulo Egídio assinou um decreto de utilidade pública para fins de desapropriação de cerca de 60 quilômetros quadrados de áreas de terra em Ibiúna.[20] Contudo, uma série de disputas envolvendo a escolha da região iniciou-se, e só foi amenizada em março de 1977, quando Paulo Egídio decretou que uma nova área de 60 quilômetros quadrados, situada em Caucaia do Alto, distrito da cidade de Cotia, sediaria o aeroporto. Isso foi o estopim para que protestos iniciassem. A Reserva Florestal do Morro Grande, um dos últimos vestígios da Mata Atlântica, seria parcialmente desmatada. Surgiu a "Comissão de Defesa do Patrimônio da Comunidade",que reuniu quase setenta entidades preocupadas com o meio ambiente. O governo prometeu reflorestar a região, argumentou os benefícios do novo terminal, levantou fundos para a obra, mas ela não saiu do papel.[18] O governo federal defendia a opção por Guarulhos, pois o Ministério da Aeronáutica havia doado 10 quilômetros quadrados de terras pertencentes à Base Aérea de São Paulo para a construção do complexo aeroportuário, pois a escolha de qualquer outro lugar acarretaria grandes custos com desapropriações, colocando em risco a viabilidade do projeto.[19] Por outro lado, um grupo defendia que era inviável a construção do aeroporto em Cumbica, devido aos constantes nevoeiros na região que já afetava as operações da Base Aérea. Tal fenômeno ocorre devido à proximidade com a Serra da Cantareira e de várias áreas alagadas pelo rio Baquirivu-Guaçu.[18] O senador André Franco Montoro, junto com seu partido MDB, foi um opositor ferrenho ao projeto do Aeroporto Internacional de São Paulo[21]. Organizou várias correntes tanto na cidade, como fora, numa intensa mobilização contra a construção, que ganhou manifestações de toda ordem, tanto em ruas como na mídia. Paradoxalmente, mas tarde, quando eleito governador do estado de São Paulo, inaugurou o aeroporto. Em 28 de novembro de 2001, mais de dois anos após seu falecimento, uma lei federal alterou a denominação do complexo aeroportuário em sua homenagem.
Rua Celestino Augusto Ribeiro, 42 - Chácara Cruzeiro do SulSOBRADO EXCELENTE COM 371M²,COM 3 DORMITÓRIOS SENDO 1 SUÍTE,2 VAGAS, QUINTAL LATERAL. PRÓXIMO AO PARQUE TIQUATIRA-RUA CELESTINO AUGUSTO RIBEIRO Imóvel de esquina, o que oferece mais luz natural e ventilação, além de facilitar o acesso e a visibilidade. Área externa: Quintal lateral: Espaço perfeito para relaxar ao ar livre, cultivar plantas ou brincar com as crianças, nos fundos com lavanderia: Ideal para lavar e secar roupas com praticidade, além de ter um cômodo extra que pode ser utilizado como depósito, oficina ou área de serviço. Imóvel espaçoso à venda com 3 quartos, sendo 1 suíte, e 3 banheiros no total. O imóvel fica localizado em Rua Celestino Augusto Ribeiro no bairro Chácara Cruzeiro do Sul em São Paulo. Está bem localizado, próximo a pontos de interesse de Chácara Cruzeiro do Sul, tais como Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, Escola Municipal Edgard Cavalheiro, Escola Estadual João Maria Ogno, EMEF Cecilia Meireles, Shopping Center Penha localizado na zona leste de São Paulo, comemora no próximo dia 19 de outubro 30 anos de história. O empreendimento já nasceu em um lugar histórico, o centro da Penha, reconhecido como Patrimônio Histórico Cultural, com isso, é o único shopping center do Brasil a estar em um centro histórico. Em 2004 o Shopping Penha passou por expansão e modernização, assim conquistou 29,9 mil m² de área locável. Com a expansão, o empreendimento ganhou ainda mais prestígio entre os moradores e se tornou um dos principais espaços culturais no bairro, com eventos como shows, espaços infantis e programação para toda a família. As ações sociais também fazem parte da rotina do centro de compras que realiza doações de sangue, de agasalho, feiras de adoção de animais, entre outros projetos. “Nós estamos muito felizes em celebrar os 30 anos do Shopping e, principalmente, por podermos oferecer para todos do bairro da Penha um espaço de lazer para toda a família. Fazemos de tudo para criar um ambiente agradável para os visitantes, com diversas opções de lojas, alimentação e diversão. Queremos continuar a proporcionar coisas boas para a comunidade local e continuar a escrever novas histórias com todos”, ressalta Renata Barros, gerente de marketing do Shopping Penha. Para celebrar o aniversário, o Shopping Penha realiza no dia 19/10 show da artista Lorena Alexandre, cover oficial da cantora Marília Mendonça. O evento acontece às 19h, na praça de alimentação do empreendimento. No dia 20 as celebrações continuam com a apresentação lúdica “Sua Hora Vai Chegar”, que reúne cantores, bailarinos, músicos e artistas circenses, às 19h na praça de eventos do Shopping. Ambos os eventos são gratuitos. “Nós pensamos em trazer atrações para que toda a família possa comemorar conosco. Os eventos foram pensados com o objetivo de fazer com que as pessoas lembrem desse momento com carinho e para representar tudo o que temos feito nesses 30 anos”, finaliza Renata. Serviço: Comemoração aniversário 30 anos Data: 19 e 20 de outubro Horário: A partir das 19h Valor: Gratuito Onde: Shopping Penha Endereço: Rua Dr. João Ribeiro, 304 – Penha de França. Sobre o Grupo AD A AD Shopping, maior administradora independente de shopping centers do País, está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por 42 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto nas capitais quanto no interior. São mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento, planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. O Grupo AD lançou, em 2021, a AlugueON, plataforma digital de locação de lojas e merchandising, que facilita a prospecção dos locatários na obtenção do ponto comercial em sua estratégia de expansão comercial, seja em lojas, seja em quiosques, e Estádio Municipal Arnaldo José Celeste.São Paulo - SPSOBRADO EXCELENTE COM 371M²,COM 3 DORMITÓRIOS SENDO 1 SUÍTE,2 VAGAS, QUINTAL LATERAL. PRÓXIMO AO PARQUE TIQUATIRA-RUA CELESTINO AUGUSTO RIBEIRO Imóvel de esquina, o que oferece mais luz natural e ventilação, além de facilitar o acesso e a visibilidade. Área externa: Quintal lateral: Espaço perfeito para relaxar ao ar livre, cultivar plantas ou brincar com as crianças, nos fundos com lavanderia: Ideal para lavar e secar roupas com praticidade, além de ter um cômodo extra que pode ser utilizado como depósito, oficina ou área de serviço. 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Fez parte da constituição do distrito, a existência da estrada que ligava o Rio de Janeiro a São Paulo e que passava por dentro da antiga Aldeia de São Miguel. Hoje, a estrada transformou-se nas Avenidas Marechal Tito e São Miguel. Servido pela Linha 12 do Trem Metropolitano de São Paulo, a antiga Variante da Estrada de Ferro Central do Brasil, que foi inaugurada na década de 1930, e pelo Terminal São Miguel, o distrito permaneceu estagnado durante mais de um século. Hoje, tornou-se um importante centro comercial e populacional regional. É uma das regiões mais populosas do município. Teve, como um dos principais fatores de desenvolvimento, as atividades da Companhia Nitro Química Brasileira, do Grupo Votorantim, desde 1937, que gerou uma grande migração para São Miguel, principalmente de nordestinos. A indústria foi uma resposta do empresário José Ermírio de Moraes à liderança das Indústrias Matarazzo na produção do raion, a seda sintética. Hoje, a indústria trabalha com outros produtos, ainda na área química. São Miguel conta com uma rede de serviços públicos e privados considerável, com escolas, hospitais, comércio e indústrias variadas. Bairros de São Miguel Paulista: Jardim Nair; Jardim Lapena; São Miguel Paulista (bairro); Vila Nova Itaquera de Baixo; Cidade Nitro Operária; Vila Siqueira; Vila Pedroso; Vila Americana; Vila Doutor Eiras; Parque Sônia; Vila São Silvestre; Vila Jacuí, Vila Giordano; Cidade São Miguel; Vila Sinhá; Vila Rosária; Vila Vessoni; Vila Aparecida; Vila Olho D’Água; Cidade Nova São Miguel; Jardim São Sebastião; Vila Xavantes; União de Vila Nova; Jardim Ipanema; Jardim Lucinda; Vila Raquel; Vila Progresso; Jardim Beatriz; Vila Danúbio Azul; Jardim Ubirajara. História No século XVI, a região do atual município era ocupada pela aldeia tupiniquim Ururaí, comandada por Piquerobi e Jaguaranho.[1] O Aldeamento de São Miguel foi um dos diversos aldeamentos jesuítas estabelecidos na região de São Paulo de Piratininga. Junto com a vila de Pinheiros, o aldeamento foi um dos únicos núcleos populacionais de origem portuguesa independentes que conseguiram prosperar na região.[2] Capela de São Miguel Arcanjo, construída em 1622. A data de fundação de São Miguel é incerta e controversa. A teoria que aponta a data mais antiga informa o ano de 1560, quando da visita de José de Anchieta aos índios guaianases, que haviam fugido da Vila de São Paulo de Piratininga quando esta sofreu a chegada de índios vindos da extinta Vila de Santo André da Borda do Campo. A dispersão daqueles índios ocorreu em direções diversas, mas São Miguel mereceu atenção maior por estar num local estratégico, ponto de defesa da Vila de São Paulo contra a invasão de tamoios vindos do litoral norte paulista.[3] São Miguel, então chamada aldeia de Ururaí, foi doada aos índios através de carta de sesmaria datada de 12 de outubro de 1580. Nesta aldeia, foi construída uma Capela pelos jesuítas e índios, chamada de Capela de São Miguel Arcanjo. No século XVII, São Miguel perde importância estratégica com a saída maciça de índios, levados pelos portugueses nas entradas promovidas pelo sertão. A Provisão Régia de 21 de junho de 1779 elevou a aldeia a Distrito de São Miguel, como é conhecido até hoje. A carta de sesmaria passou a ser desrespeitada, abrindo espaços para a lavoura e o crescimento local. Em 26 de abril de 1865, foram criadas duas classes do ensino das primeiras letras (curso primário). Uma para os meninos e outra para as meninas. Em 16 de junho de 1891, criou-se o primeiro ofício do registro civil (cartório de paz). Até o século XIX, quando se fala em São Miguel, compreende-se o espaço geográfico que inclui os locais que, hoje, correspondem aos bairros de Itaim Paulista, Ermelino Matarazzo, Itaquera, Guaianases, Pimentas e, nos primórdios, até mesmo parte do município de Mogi das Cruzes. Em 1903, a região já contava com 108 casas e 2 299 habitantes. Evolução Durante muito tempo, a principal atividade econômica do município foi a indústria da cerâmica. A partir de 1913, o distrito passou a evoluir também comercialmente. O primeiro comerciante do distrito foi Manuel Ferreira Guimarães. Em 1920, um corretor coloca em seu loteamento (atual Parque Paulistano), um ônibus com três viagens diárias, facilitando o acesso para os compradores de seus terrenos. Neste mesmo ano, começaram a se dirigir para São Paulo grande número de nordestinos, principalmente baianos e pernambucanos, que se instalaram especialmente em São Miguel. Em 1950, foram fundados a Maçonaria, o Rotary e o Lions Club. Seus fundadores e principais associados são ainda hoje comerciantes estabelecidos na região. O primeiro ginásio noturno estadual, inaugurou-se em 1953 no Carlos Gomes, já instalado como Grupo Escolar desde 1938. A primeira estrada do distrito, São Paulo-Jacareí, foi construída precariamente em 1924, devido a uma falta de recursos. Em 1930, inaugurou-se a linha de ônibus Penha-São Miguel, da empresa Auto Ônibus Penha-São Miguel. Em 1932 foi inaugurada a linha variante da Estrada de Ferro Central do Brasil e no mesmo ano a estação de São Miguel. A fase industrial iniciou-se em 1935, quando o Sr. Antônio Fuga e seus filhos deram início à construção da Companhia Nitro Química Brasileira. A Estação São Miguel Paulista, na região central do distrito A primeira estrada de concreto do Brasil surgia em São Miguel, no ano de 1939, assim como a energia elétrica e a inauguração da Companhia Nitro Química Brasileira. Em 1941, é instalada em Ermelino Matarazzo, a Celosul, fábrica de papel de propriedade do Grupo Matarazzo. Nessa época, Ermelino Matarazzo fazia parte de São Miguel. A Companhia Nitro Química cresceu rapidamente e em 1948 já empregava quatro mil operários. São Miguel começava a expandir em direção à localidade. Atualmente, a área territorial do distrito representa a porção remanescente da sesmaria concedida em 1580 aos índios cristãos de Ururaí. Itaquera e Lajeado (atual Guaianases), desmembraram-se de São Miguel, constituindo distritos autônomos, criados respectivamente em 1920 e 1929. Em 1959, desmembrou-se Ermelino Matarazzo, reservando-se a São Miguel a área mais ligada à capela. A denominação do distrito sofreu sucessivas alterações. A mais antiga referência nominal à região é Ururaí. Com a formação da aldeia cristã, surgiu São Miguel de Ururaí. Em 1944, esta denominação foi substituída por Baquirivu, mas em 1948, após protesto dos moradores, reapareceu com o nome de São Miguel Paulista. Em 1992 o nome perdeu o 'Paulista'. A partir de então, houve uma rápida ascensão do distrito, gerando diversos problemas, uma vez que os novos moradores, mão de obra desqualificada, distribuíram-se pelos mais distantes locais onde houvesse possibilidade de aproveitamento, criando dificuldades para o transporte urbano até o centro da localidade. Com o grande fluxo de novos moradores de baixa renda, construindo suas moradias em lotes apertados e sem infraestrutura, passaram a viver de forma precária. Por volta de 1950, quase tudo estava para reformar ou refazer no distrito. Foi quando os problemas locais sensibilizaram a administração pública. O Governo do Estado ativou o setor educacional, multiplicando as escolas primárias e estabelecimentos de ensino secundário como por exemplo o Conjunto Educacional D. Pedro I do arquiteto Roberto Tibau.[4] A descentralização administrativa muito ajudou na solução dos problemas sociais e urbanísticos de São Miguel, passando a levar à região os melhoramentos tão esperados, que vão desde a reforma de nomenclatura de vias públicas até a integração do distrito no grande sistema viário da capital, entre vários outros benefícios à população. Em 1956, a antiga Companhia Telefônica Brasileira (CTB) iniciou a operação de 200 telefones manuais. Estes foram substituídos em 1970 por 600 terminais automáticos, além de vinte telefones públicos, ligados à nova central telefônica que operava com o milhar '0' do prefixo 297. Alguns 'cortes de área' ocorreram a partir de 1980, com a criação de novos centros telefônicos no Itaim Paulista e no Jardim Helena. Atualmente, a central telefônica de São Miguel opera aproximadamente cem mil terminais.° Em 2018, São Miguel recebeu uma moderna unidade do Senac, com mais de 26 mil metros quadrados, o Senac São Miguel é a maior unidade do Senac no Estado; espaço que vai oferecer 80% de sua oferta de cursos para vagas gratuitas. A inauguração contou com a presença do então prefeito João Dória e do gerente regional do Senac Luiz Francisco Salgado.[5] Demografia Esta seção pode conter informações desatualizadas. Se tem conhecimento sobre o tema abordado, edite a página e inclua as informações mais recentes, citando fontes fiáveis e independentes. —Encontre fontes: ABW • CAPES • Google (N • L • A) O instituto Datafolha uisa em agosto de 2008 para traçar o perfil dos habitantes de São Miguel. De acordo com a pesquisa, 50% dos habitantes são homens, e os outros 50% são mulheres.[6] 85% dos habitantes se declaram brancos, 15% são pardos e negros.[6] Em relação ao nível de escolaridade, 40% possuem ensino fundamental completo, contra 46% que possuem ensino médio e 14% que possuem ensino superior.[6] A grande maioria da população (57%) é pertencente à classe C, seguida pela classes B (32%), D (9%), A (1%) e E (1%).[6] 52% são católicos, 22% são evangélicos e 12% não possuem religião.[6] O PT e o PSDB são os partidos políticos preferido pelo total de 25% dos moradores.[6] Religião No campo religioso, São Miguel possui uma diocese, dirigida por Dom Algacir Munhak, diversas igrejas evangélicas e centros espíritas. Uma importante referência religiosa de São Miguel foi o Padre Aleixo Monteiro Mafra, nascido no município paulista de Guaratinguetá no dia 11 de Fevereiro de 1901. Padre Aleixo chegou ao distrito para tomar posse de sua paróquia (velha capela), no dia 2 de março de 1941. A praça que, hoje, leva seu nome em uma justa homenagem, chamava-se Praça Campos Sales. A Igreja Matriz de São Miguel era ainda a velha capela construída em 1622 e mal comportava duzentas pessoas. Padre Aleixo era obrigado a rezar várias missas dominicais para que todos os fiéis pudessem assistir. Quando Padre Aleixo assumiu a paróquia, o distrito possuía cerca de oito mil habitantes; dez anos depois, já eram quase quarenta mil, razão pela qual, a Arquidiocese de São Paulo achou necessária a construção de uma nova Igreja Matriz, em conjunto com Padre Aleixo. No dia 13 de Janeiro de 1952, finalmente foi assentada a pedra fundamental da nova Igreja Matriz, com a presença de personalidades civis e eclesiásticas. No dia 29 de março de 1964, Padre Aleixo foi afastado da Paróquia de São Miguel pela Cúria Diocesana, após 23 anos de serviços prestados. Seu afastamento não foi devidamente esclarecido, tendo causas contraditórias. Em 22 de Agosto de 1965, é inaugurada a nova Igreja Matriz. Dessa forma a velha capela, que estava ligada ao antigo tempo colonial, cede lugar à nova Matriz, tornando-se apenas um patrimônio histórico e artístico na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra. Com a perda da paróquia onde havia trabalhado com afinco durante tantos anos, Padre Aleixo sofreu um abalo de saúde e de saudade e no dia de seu 66º aniversário, 11 de fevereiro de 1967, vem a falecer. Em sua homenagem o distrito tem uma de suas principais praças com seu nome, que por causa da grande migração nordestina acabou tendo o apelido de "Praça do Forró", pelo qual é mais conhecida. Comércio O distrito conta com mais de 200 lojas de departamento, atualmente é o terceiro maior centro de compras de São Paulo. Dentre as suas principais ruas comerciais, destacam-se: Rua Serra Dourada, Rua Arlindo Colaço, Rua Miguel Ângelo Lapenna e a Avenida Marechal Tito.São Paulo - SPSOBRADO EM CONDOMÍNIO NOVO Á VENDA COM 100M²,COM 2 SUÍTES,SALA, COZINHA, LAVANDERIA, 1 VAGA,PRÓXIMO AO SUPERMERCADO PEPE SÃO MIGUEL PAULISTA, PRÓXIMO DA SMART FIT PONTE RASA, PRÓXIMO DE BANCOS, ESCOLAS, COLÉGIOS,CRECHES,PR´XIMO AO SUPERMERCADO SEMAR DA PONTE RASA, FÁCIL ACESSO A AVENIDA SÃO MIGUEL PAULISTA é um distrito da zona leste do município de São Paulo, no estado de São Paulo, no Brasil. Teve, como núcleo inicial, a chamada Capela dos Índios, uma igreja construída no século XVI para o aldeamento de indígenas da região. A capela está localizada na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, também conhecida como Praça do Forró. Ela é a única construção no município de São Paulo que, depois da reforma que sofreu no século XVII, conserva-se totalmente original, com paredes em taipa de pilão. Foi, durante muitos anos, chamado "distrito da Penha de França", ganhando autonomia administrativa no fim do período imperial. Fez parte da constituição do distrito, a existência da estrada que ligava o Rio de Janeiro a São Paulo e que passava por dentro da antiga Aldeia de São Miguel. Hoje, a estrada transformou-se nas Avenidas Marechal Tito e São Miguel. Servido pela Linha 12 do Trem Metropolitano de São Paulo, a antiga Variante da Estrada de Ferro Central do Brasil, que foi inaugurada na década de 1930, e pelo Terminal São Miguel, o distrito permaneceu estagnado durante mais de um século. Hoje, tornou-se um importante centro comercial e populacional regional. É uma das regiões mais populosas do município. Teve, como um dos principais fatores de desenvolvimento, as atividades da Companhia Nitro Química Brasileira, do Grupo Votorantim, desde 1937, que gerou uma grande migração para São Miguel, principalmente de nordestinos. A indústria foi uma resposta do empresário José Ermírio de Moraes à liderança das Indústrias Matarazzo na produção do raion, a seda sintética. Hoje, a indústria trabalha com outros produtos, ainda na área química. São Miguel conta com uma rede de serviços públicos e privados considerável, com escolas, hospitais, comércio e indústrias variadas. Bairros de São Miguel Paulista: Jardim Nair; Jardim Lapena; São Miguel Paulista (bairro); Vila Nova Itaquera de Baixo; Cidade Nitro Operária; Vila Siqueira; Vila Pedroso; Vila Americana; Vila Doutor Eiras; Parque Sônia; Vila São Silvestre; Vila Jacuí, Vila Giordano; Cidade São Miguel; Vila Sinhá; Vila Rosária; Vila Vessoni; Vila Aparecida; Vila Olho D’Água; Cidade Nova São Miguel; Jardim São Sebastião; Vila Xavantes; União de Vila Nova; Jardim Ipanema; Jardim Lucinda; Vila Raquel; Vila Progresso; Jardim Beatriz; Vila Danúbio Azul; Jardim Ubirajara. História No século XVI, a região do atual município era ocupada pela aldeia tupiniquim Ururaí, comandada por Piquerobi e Jaguaranho.[1] O Aldeamento de São Miguel foi um dos diversos aldeamentos jesuítas estabelecidos na região de São Paulo de Piratininga. Junto com a vila de Pinheiros, o aldeamento foi um dos únicos núcleos populacionais de origem portuguesa independentes que conseguiram prosperar na região.[2] Capela de São Miguel Arcanjo, construída em 1622. A data de fundação de São Miguel é incerta e controversa. A teoria que aponta a data mais antiga informa o ano de 1560, quando da visita de José de Anchieta aos índios guaianases, que haviam fugido da Vila de São Paulo de Piratininga quando esta sofreu a chegada de índios vindos da extinta Vila de Santo André da Borda do Campo. A dispersão daqueles índios ocorreu em direções diversas, mas São Miguel mereceu atenção maior por estar num local estratégico, ponto de defesa da Vila de São Paulo contra a invasão de tamoios vindos do litoral norte paulista.[3] São Miguel, então chamada aldeia de Ururaí, foi doada aos índios através de carta de sesmaria datada de 12 de outubro de 1580. Nesta aldeia, foi construída uma Capela pelos jesuítas e índios, chamada de Capela de São Miguel Arcanjo. No século XVII, São Miguel perde importância estratégica com a saída maciça de índios, levados pelos portugueses nas entradas promovidas pelo sertão. A Provisão Régia de 21 de junho de 1779 elevou a aldeia a Distrito de São Miguel, como é conhecido até hoje. A carta de sesmaria passou a ser desrespeitada, abrindo espaços para a lavoura e o crescimento local. Em 26 de abril de 1865, foram criadas duas classes do ensino das primeiras letras (curso primário). Uma para os meninos e outra para as meninas. Em 16 de junho de 1891, criou-se o primeiro ofício do registro civil (cartório de paz). Até o século XIX, quando se fala em São Miguel, compreende-se o espaço geográfico que inclui os locais que, hoje, correspondem aos bairros de Itaim Paulista, Ermelino Matarazzo, Itaquera, Guaianases, Pimentas e, nos primórdios, até mesmo parte do município de Mogi das Cruzes. Em 1903, a região já contava com 108 casas e 2 299 habitantes. Evolução Durante muito tempo, a principal atividade econômica do município foi a indústria da cerâmica. A partir de 1913, o distrito passou a evoluir também comercialmente. O primeiro comerciante do distrito foi Manuel Ferreira Guimarães. Em 1920, um corretor coloca em seu loteamento (atual Parque Paulistano), um ônibus com três viagens diárias, facilitando o acesso para os compradores de seus terrenos. Neste mesmo ano, começaram a se dirigir para São Paulo grande número de nordestinos, principalmente baianos e pernambucanos, que se instalaram especialmente em São Miguel. Em 1950, foram fundados a Maçonaria, o Rotary e o Lions Club. Seus fundadores e principais associados são ainda hoje comerciantes estabelecidos na região. O primeiro ginásio noturno estadual, inaugurou-se em 1953 no Carlos Gomes, já instalado como Grupo Escolar desde 1938. A primeira estrada do distrito, São Paulo-Jacareí, foi construída precariamente em 1924, devido a uma falta de recursos. Em 1930, inaugurou-se a linha de ônibus Penha-São Miguel, da empresa Auto Ônibus Penha-São Miguel. Em 1932 foi inaugurada a linha variante da Estrada de Ferro Central do Brasil e no mesmo ano a estação de São Miguel. A fase industrial iniciou-se em 1935, quando o Sr. Antônio Fuga e seus filhos deram início à construção da Companhia Nitro Química Brasileira. A Estação São Miguel Paulista, na região central do distrito A primeira estrada de concreto do Brasil surgia em São Miguel, no ano de 1939, assim como a energia elétrica e a inauguração da Companhia Nitro Química Brasileira. Em 1941, é instalada em Ermelino Matarazzo, a Celosul, fábrica de papel de propriedade do Grupo Matarazzo. Nessa época, Ermelino Matarazzo fazia parte de São Miguel. A Companhia Nitro Química cresceu rapidamente e em 1948 já empregava quatro mil operários. São Miguel começava a expandir em direção à localidade. Atualmente, a área territorial do distrito representa a porção remanescente da sesmaria concedida em 1580 aos índios cristãos de Ururaí. Itaquera e Lajeado (atual Guaianases), desmembraram-se de São Miguel, constituindo distritos autônomos, criados respectivamente em 1920 e 1929. Em 1959, desmembrou-se Ermelino Matarazzo, reservando-se a São Miguel a área mais ligada à capela. A denominação do distrito sofreu sucessivas alterações. A mais antiga referência nominal à região é Ururaí. Com a formação da aldeia cristã, surgiu São Miguel de Ururaí. Em 1944, esta denominação foi substituída por Baquirivu, mas em 1948, após protesto dos moradores, reapareceu com o nome de São Miguel Paulista. Em 1992 o nome perdeu o 'Paulista'. A partir de então, houve uma rápida ascensão do distrito, gerando diversos problemas, uma vez que os novos moradores, mão de obra desqualificada, distribuíram-se pelos mais distantes locais onde houvesse possibilidade de aproveitamento, criando dificuldades para o transporte urbano até o centro da localidade. Com o grande fluxo de novos moradores de baixa renda, construindo suas moradias em lotes apertados e sem infraestrutura, passaram a viver de forma precária. Por volta de 1950, quase tudo estava para reformar ou refazer no distrito. Foi quando os problemas locais sensibilizaram a administração pública. O Governo do Estado ativou o setor educacional, multiplicando as escolas primárias e estabelecimentos de ensino secundário como por exemplo o Conjunto Educacional D. Pedro I do arquiteto Roberto Tibau.[4] A descentralização administrativa muito ajudou na solução dos problemas sociais e urbanísticos de São Miguel, passando a levar à região os melhoramentos tão esperados, que vão desde a reforma de nomenclatura de vias públicas até a integração do distrito no grande sistema viário da capital, entre vários outros benefícios à população. Em 1956, a antiga Companhia Telefônica Brasileira (CTB) iniciou a operação de 200 telefones manuais. Estes foram substituídos em 1970 por 600 terminais automáticos, além de vinte telefones públicos, ligados à nova central telefônica que operava com o milhar '0' do prefixo 297. Alguns 'cortes de área' ocorreram a partir de 1980, com a criação de novos centros telefônicos no Itaim Paulista e no Jardim Helena. Atualmente, a central telefônica de São Miguel opera aproximadamente cem mil terminais.° Em 2018, São Miguel recebeu uma moderna unidade do Senac, com mais de 26 mil metros quadrados, o Senac São Miguel é a maior unidade do Senac no Estado; espaço que vai oferecer 80% de sua oferta de cursos para vagas gratuitas. A inauguração contou com a presença do então prefeito João Dória e do gerente regional do Senac Luiz Francisco Salgado.[5] Demografia Esta seção pode conter informações desatualizadas. Se tem conhecimento sobre o tema abordado, edite a página e inclua as informações mais recentes, citando fontes fiáveis e independentes. —Encontre fontes: ABW • CAPES • Google (N • L • A) O instituto Datafolha uisa em agosto de 2008 para traçar o perfil dos habitantes de São Miguel. De acordo com a pesquisa, 50% dos habitantes são homens, e os outros 50% são mulheres.[6] 85% dos habitantes se declaram brancos, 15% são pardos e negros.[6] Em relação ao nível de escolaridade, 40% possuem ensino fundamental completo, contra 46% que possuem ensino médio e 14% que possuem ensino superior.[6] A grande maioria da população (57%) é pertencente à classe C, seguida pela classes B (32%), D (9%), A (1%) e E (1%).[6] 52% são católicos, 22% são evangélicos e 12% não possuem religião.[6] O PT e o PSDB são os partidos políticos preferido pelo total de 25% dos moradores.[6] Religião No campo religioso, São Miguel possui uma diocese, dirigida por Dom Algacir Munhak, diversas igrejas evangélicas e centros espíritas. Uma importante referência religiosa de São Miguel foi o Padre Aleixo Monteiro Mafra, nascido no município paulista de Guaratinguetá no dia 11 de Fevereiro de 1901. Padre Aleixo chegou ao distrito para tomar posse de sua paróquia (velha capela), no dia 2 de março de 1941. A praça que, hoje, leva seu nome em uma justa homenagem, chamava-se Praça Campos Sales. A Igreja Matriz de São Miguel era ainda a velha capela construída em 1622 e mal comportava duzentas pessoas. Padre Aleixo era obrigado a rezar várias missas dominicais para que todos os fiéis pudessem assistir. Quando Padre Aleixo assumiu a paróquia, o distrito possuía cerca de oito mil habitantes; dez anos depois, já eram quase quarenta mil, razão pela qual, a Arquidiocese de São Paulo achou necessária a construção de uma nova Igreja Matriz, em conjunto com Padre Aleixo. No dia 13 de Janeiro de 1952, finalmente foi assentada a pedra fundamental da nova Igreja Matriz, com a presença de personalidades civis e eclesiásticas. No dia 29 de março de 1964, Padre Aleixo foi afastado da Paróquia de São Miguel pela Cúria Diocesana, após 23 anos de serviços prestados. Seu afastamento não foi devidamente esclarecido, tendo causas contraditórias. Em 22 de Agosto de 1965, é inaugurada a nova Igreja Matriz. Dessa forma a velha capela, que estava ligada ao antigo tempo colonial, cede lugar à nova Matriz, tornando-se apenas um patrimônio histórico e artístico na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra. Com a perda da paróquia onde havia trabalhado com afinco durante tantos anos, Padre Aleixo sofreu um abalo de saúde e de saudade e no dia de seu 66º aniversário, 11 de fevereiro de 1967, vem a falecer. Em sua homenagem o distrito tem uma de suas principais praças com seu nome, que por causa da grande migração nordestina acabou tendo o apelido de "Praça do Forró", pelo qual é mais conhecida. Comércio O distrito conta com mais de 200 lojas de departamento, atualmente é o terceiro maior centro de compras de São Paulo. Dentre as suas principais ruas comerciais, destacam-se: Rua Serra Dourada, Rua Arlindo Colaço, Rua Miguel Ângelo Lapenna e a Avenida Marechal Tito.
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