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A Rodovia Helio Smidt se estende por parte do perímetro do aeroporto, tendo ligação com as rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna. Toda estrutura para passageiros é dividida em três terminais, totalizando 260 pontos de check-in. Em 2001, uma lei federal alterou a denominação do aeroporto em homenagem ao ex-governador de São Paulo André Franco Montoro, falecido em 1999.[5] No entanto, o nome oficial não é habitualmente utiizado pela população, que se refere apenas como "aeroporto de Guarulhos" ou "aeroporto de Cumbica". O complexo aeroportuário foi concedido à iniciativa privada em 6 de fevereiro de 2012, para o consórcio composto pela Invepar e a Airports Company South Africa, durante o período de vinte anos, pelo valor de 16,2 bilhões de reais.[6] Em 15 de novembro de 2012, a concessionária passou a utilizar a marca GRU Airport, que irá conviver com o nome oficial, além das denominações informais.[7] Em 2017, foi considerado pela empresa OAG o segundo melhor em pontualidade no mundo e primeiro na América Latina, uma posição acima daquela alcançada no ano anterior.[3][8] Em 2019 alcançou as mesma classificações em uma pesquisa realizada pela FlightStats.[9] Em 2021 foi eleito pelo estudo do Club Med como um dos 35 melhores do mundo para longas escalas.[10] História Antecedentes Em 1947, o Aeroporto de Congonhas registrou um imenso movimento que foi além de sua capacidade operacional de passageiros e cargas. Por isso, o secretário de viação de São Paulo nomeou em 1951 uma comissão para levantar as possíveis áreas capazes de receber um aeroporto.[11] Foram identificadas e catalogadas cerca de 23 áreas e a escolhida localizava-se no antigo distrito de Santo Ângelo na cidade de Mogi das Cruzes, mas nada de fato foi realizado.[12] O surgimento de aviões de grande porte exigiu pistas maiores, motivando várias reformas no antigo Campo de Aviação de Viracopos, em Campinas, transformando-o em 1960 no Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas, com uma pista de 3 240 metros de comprimento.[13] As pistas de Congonhas ficaram limitadas, capazes apenas de receber voos domésticos e alguns poucos internacionais procedentes da América do Sul.[14] Diante das demandas do crescimento nacional, o ministro da Aeronáutica promoveu a criação da "Comissão Coordenadora do Projeto Aeroporto Internacional", presidida pelo tenente-brigadeiro e ministro da Aeronáutica Araripe Macedo. O comitê foi designado para arquitetar as diretrizes de implantação de uma nova infra-estrutura aeroportuária, pois a aviação comercial a jato impôs transformações que não poderiam ser resolvidas com simples ajustes.[15] A CCPAI confiou os estudos à empresa brasileira Hidroservice, consorciada às canadenses Acres e Parkin. Entre as diversas conclusões deste estudo, destacou-se que o Rio de Janeiro teria um potencial de tráfego de passageiros maior que São Paulo, devido à metrópole oferecer melhores condições econômicas de operação das aeronaves. Na época, as duas cidades sozinhas concentravam 55% do tráfego aéreo doméstico e 90% do tráfego internacional do país. Mediante os fatos, era importante a construção de dois aeroportos internacionais nas duas cidades e o Rio de Janeiro sediaria o principal complexo aeroportuário internacional do país.[16] Dos locais analisados, a Base Aérea do Galeão no Rio de Janeiro e a Base Aérea de São Paulo eram os que ofereciam maiores benefícios, pois naquele período para a Ditadura militar brasileira era conveniente aliar os interesses da aviação comercial e militar. O novo aeroporto deveria ser implantado o quanto antes, visando possibilitar o desenvolvimento econômico-operacional do principal aeroporto internacional do Brasil.[17] Impasses Pistas do aeroporto em 1987. Serra da Cantareira, um dos impasses para a construção do aeroporto. Em São Paulo, o ministro da Aeronáutica avaliou ser essencial envolver o governo estadual.[18] Em 4 de maio de 1976, o governador Paulo Egídio Martins firmou um acordo no qual constava que em todas as etapas de instauração do novo aeroporto, o estado de São Paulo seria responsável. Também ficou acordado que as obras seriam financiadas pelo Ministério da Aeronáutica e Governo de São Paulo.[19] Novos estudos e levantamentos executados indicavam que a cidade de Ibiúna abrigava as condições ideais. Em 15 de setembro de 1975, Paulo Egídio assinou um decreto de utilidade pública para fins de desapropriação de cerca de 60 quilômetros quadrados de áreas de terra em Ibiúna.[20] Contudo, uma série de disputas envolvendo a escolha da região iniciou-se, e só foi amenizada em março de 1977, quando Paulo Egídio decretou que uma nova área de 60 quilômetros quadrados, situada em Caucaia do Alto, distrito da cidade de Cotia, sediaria o aeroporto. Isso foi o estopim para que protestos iniciassem. A Reserva Florestal do Morro Grande, um dos últimos vestígios da Mata Atlântica, seria parcialmente desmatada. Surgiu a "Comissão de Defesa do Patrimônio da Comunidade",que reuniu quase setenta entidades preocupadas com o meio ambiente. O governo prometeu reflorestar a região, argumentou os benefícios do novo terminal, levantou fundos para a obra, mas ela não saiu do papel.[18] O governo federal defendia a opção por Guarulhos, pois o Ministério da Aeronáutica havia doado 10 quilômetros quadrados de terras pertencentes à Base Aérea de São Paulo para a construção do complexo aeroportuário, pois a escolha de qualquer outro lugar acarretaria grandes custos com desapropriações, colocando em risco a viabilidade do projeto.[19] Por outro lado, um grupo defendia que era inviável a construção do aeroporto em Cumbica, devido aos constantes nevoeiros na região que já afetava as operações da Base Aérea. Tal fenômeno ocorre devido à proximidade com a Serra da Cantareira e de várias áreas alagadas pelo rio Baquirivu-Guaçu.[18] O senador André Franco Montoro, junto com seu partido MDB, foi um opositor ferrenho ao projeto do Aeroporto Internacional de São Paulo[21]. Organizou várias correntes tanto na cidade, como fora, numa intensa mobilização contra a construção, que ganhou manifestações de toda ordem, tanto em ruas como na mídia. Paradoxalmente, mas tarde, quando eleito governador do estado de São Paulo, inaugurou o aeroporto. Em 28 de novembro de 2001, mais de dois anos após seu falecimento, uma lei federal alterou a denominação do complexo aeroportuário em sua homenagem.[22] Projetos Pista de pouso do aeroporto. Vista aérea do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos A decisão de construir o novo aeroporto foi tomada na gestão do presidente Ernesto Geisel, mas a elaboração do projeto ficou para o governo de João Figueiredo, que manteve o ministro da Aeronáutica Délio Jardim de Matos e colocou-o a frente da administração da obra.[19] Paulo Maluf, governador de São Paulo, iniciou uma série de discussões com o ministro da Aeronáutica e o presidente, nas quais defendeu que São Paulo não teria condições financeiras de arcar com sua parte no projeto. O acordo que tinha sido firmado em 1976, não poderia ser cumprido e a Aeronáutica arcou com 92% dos recursos e o estado com o restante do investimento.[19] Na época, o prefeito de Guarulhos, Néfi Tales, reivindicou ao ministro da Aeronáutica um plebiscito entre os moradores da cidade. Os guarulhenses não queriam o novo aeroporto na cidade, mas nada mais poderia ser feito. De 23 de setembro de 1974 a 15 de dezembro de 1982, cinco decretos estaduais desapropriaram várias áreas para sua construção.[20] Em 28 de janeiro de 1983, outro decreto autorizou a desapropriação de pouco mais de 44 mil metros quadrados em Nova Bonsucesso, em Guarulhos, para instalação de equipamentos de rádio navegação da pista 28.[20] Em 7 de outubro do mesmo ano, outro decreto autorizou a desapropriação de pouco mais de dois mil metros quadrados para a instalação de equipamentos de rádio navegação da pista 10, em Vila Izabel, na capital de São Paulo.[20] Vista aérea do aeroporto. Em maio de 1979, o ministério da Aeronáutica criou a Comissão Coordenadora do Projeto Sistema Aeroportuário da Área Terminal de São Paulo (COPASP). Além de organizar o planejamento do novo aeroporto e concretizar sua construção, esta comissão tinha a finalidade de estudar, projetar e construir um sistema aeroportuário que envolvesse toda a região Metropolitana de São Paulo, constituído pelos aeroportos de Congonhas, Viracopos, Campo de Marte e Santos.[23] O plano diretor do aeroporto foi elaborado pela IESA entre agosto de 1980 e janeiro de 1981 e foi aprovado em 1983. O projeto foi idealizado para que o aeroporto pudesse receber a demanda de voos domésticos da Grande São Paulo (com exceção da Ponte Aérea Rio-São Paulo), receber voos internacionais procedentes da América do Sul e servir de alternativa ao Aeroporto de Viracopos.[24] Para receber a demanda prevista até o ano 1998, o aeroporto deveria ter pelo menos duas pistas paralelas e independentes, com distância mínima de 1 310 metros entre elas, permitindo funcionarem ao mesmo tempo, e um terminal de passageiros situado entre essas pistas.[18] Mas devido às peculiaridades do terreno e pelas dificuldades de uma futura ampliação, por causa da necessidade de desapropriações em áreas povoadas, a alternativa escolhida combinava duas pistas paralelas e dependentes, ou seja, não poderiam operar simultaneamente, distanciadas 375 metros entre si, com 3 000 e 3 500 metros de comprimento, e outra pista de 2 025 metros situada a norte das pistas, a 1 375 metros da pista mais próxima. Esta configuração permitia consumir toda a capacidade da área disponível, sem interferir com o funcionamento da Base Aérea de São Paulo.[18] Fachada do aeroporto. As duas pistas mais longas seriam suficientes para atender a demanda até 1998, deixando a terceira pista como uma opção quando o movimento começasse a se aproximar do limite da capacidade das duas primeiras. Em função de seu afastamento, a terceira pista seria totalmente independente das demais, possibilitando um aumento da capacidade anual de operação do aeroporto para 450 mil pousos e decolagens por ano.[19] A proposta final consistia em quatro terminais de passageiros. Segundo o plano diretor, na etapa inicial de construção, apenas dois terminais seriam construídos, um para atender apenas aos voos domésticos e outro, concomitantemente, aos voos domésticos e internacionais. No ano de 1998, quando os quatro terminais estivessem edificados, dois terminais e meio atenderiam aos voos domésticos e um e meio aos internacionais, ficando claro que o aeroporto focalizaria a demanda de voos domésticos.[18] Mas diante do aumento do movimento de passageiros e aeronaves acima do previsto, um novo plano diretor foi desenvolvido. O novo projeto dimensionou os novos terminais de maneira que eles pudessem movimentar doze milhões de passageiros cada.[18] Construção e inauguração Placa de inauguração do aeroporto. Interior do terminal 2 (TPS2) Terminal 2. As obras para construção da primeira etapa do aeroporto, que consistia na pista com 3 000 metros de comprimento e um terminal capaz de atender 7,5 milhões de passageiros por ano, foram iniciadas em 11 de agosto de 1980, quando foi dada a ordem de serviço.[25] O consórcio ganhador da licitação oferecida pela COPASP foi formado pelas empresas Camargo Corrêa e Constran. O prazo de dois anos e meio foi dado para conclusão das obras de terraplenagem, drenagem e pavimentação de pistas, pátios, vias de acesso e de serviço, mobilizando uma verba de Cr$ 4 602 233 537, cerca de 82,5 milhões de dólares. Uma série de atrasos na obra contribuiu para que a primeira fase demorasse o dobro de tempo previsto para ser concluída. Em agosto de 1984, a Infraero abriu centenas vagas de empregos no aeroporto.[25] No 20 de janeiro de 1985, um Boeing 747-200 da Varig, procedente de Nova Iorque, pousou em Guarulhos, inaugurando oficialmente as operações do aeroporto e do primeiro terminal de passageiros. A bordo o ministro do Planejamento, Delfim Neto,[26] representando o presidente João Figueiredo. Posteriormente pousaram um Airbus A300 da VASP e um Boeing 767-200 da Transbrasil, completando o primeiro dia de funcionamento do aeroporto. Na cerimônia de inauguração, além do ministro Delfim, estavam presentes o ministro da Aeronáutica Délio Jardim de Matos, o governador do estado de São Paulo, André Franco Montoro e o prefeito de Guarulhos, Oswaldo de Carlos.[27] A segunda pista foi inaugurada em 1989, com 3 500 metros, que mais tarde foi ampliada para 3 700 metros.[19] O Terminal 2 foi construído em quatro etapas, a primeira concluída em dezembro de 1991 e a última em julho de 1993. Ao longo dos anos, algumas reformas foram realizadas, como a ampliação das salas de embarque dos terminais 1 e 2, elevando a capacidade de passageiros anual de cada terminal de 7,5 milhões para 8,25 milhões, consequentemente aumentando o número de posições de estacionamento de aeronaves e pontes de embarque. A construção de uma conexão entre os terminais 1 e 2, exclusiva para passageiros em conexão entre voos domésticos e internacionais, também foi feita.[28] Em 2005 houve uma tentativa de rebatizar o aeroporto com o nome de Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Ayrton Senna da Silva,[29] em homenagem ao piloto de Fórmula 1 falecido durante o GP de San Marino, em Imola, Itália. O projeto de lei número 5.345 foi rejeitado[30] devido ao aeroporto já receber o nome de André Franco Montoro, político importante de São Paulo. Além disso, já existia a rodovia Ayrton Senna da Silva que serve de acesso ao Aeroporto. Em 2007, o aeroporto foi tema do documentário "Aeroporto 24/7: São Paulo" exibido em seis episódios pelo canal Discovery Channel entre 23 de novembro a 7 de dezembro. Foram seis semanas de gravação – de 1 de maio a 15 de junho – mostrando os bastidores de funcionamento do aeroporto.[31] Concessão à iniciativa privada Em 7 de janeiro de 2011, a presidente Dilma Rousseff decidiu conceder o aeroporto para a iniciativa privada. Segundo o edital, o consórcio vencedor deveria administrar o aeroporto por um período de 20 anos e fazer as ampliações necessárias. A medida foi adotada para que Cumbica recebesse os investimentos para adequar-se ao aumento da demanda durante a Copa do Mundo FIFA de 2014, já que no modelo de administração estatal, vários entraves junto ao Tribunal de Contas da União e aliado a falta de recursos financeiros da Infraero, atrasavam os projetos de ampliação do terminal (ver abaixo).[32] Durante um leilão realizado na sede do Bovespa (atual B3), o consórcio entre a Invepar e a Airports Company South Africa ofereceu 16 bilhões de reais para obter a administração do aeroporto.[33] Em 21 de julho de 2011, Rousseff assinou decreto incluindo o terminal de Guarulhos no Programa Nacional de Desestatização e delegando à Agência Nacional de Aviação Civil responsabilidade por executar e acompanhar o processo.[34] A assinatura do contrato de concessão ocorreu em 6 de fevereiro de 2012, para o consórcio Invepar/Airports Company South Africa (ACSA) que ficou com 51% da administração do aeroporto e a estatal Infraero com os outros 49%, durante o período de 20 anos, pelo valor 16,2 bilhões de reais.[6] Vista aérea do novo Terminal 3, construído pela empresa concessionária No dia 15 de novembro de 2012, o consórcio administrador mudou a marca do aeroporto para GRU Airport.[35] Como parte das obrigações contratuais, a concessionária tem uma lista com investimentos em infraestrutura que são obrigatórios até o fim da concessão em 2032, cuja projeção de demanda é de 60 milhões de passageiros ao ano. A primeira fase desses investimentos visando a Copa do Mundo de 2014, com o objetivo de aumentar capacidade do aeroporto para 42 milhões de passageiros por ano, e envolveu a construção do novo Terminal 3 em tempo recorde. Após 18 meses de obra, o terminal 3 foi inaugurado no dia 11 de maio de 2014 e tem capacidade para atender 12 milhões de passageiros ao ano. Pistas e taxiways passaram por reformas e adequações para receber aeronaves da categoria 4F, como o Boeing 747-8 e o Airbus A380.[36][37] Além do novo terminal, a concessionária também construiu um novo edifício-garagem com 85 mil m², e 2,6 mil novas vagas, isso somado a outras intervenções, fizeram com que a capacidade total do estacionamento passasse de 3 900 para quase 8 mil vagas.[38] O edifício foi inaugurado em maio de 2013.[39] Uma das principais obras realizadas pela empresa no aeroporto, a reforma das pistas de pousos e decolagem e a adequação das pontes de embarque, permitiram o primeiro pouso do Airbus A380, maior aeronave comercial do mundo atualmente, no Brasil, que ocorreu no dia 11 de dezembro de 2007, para um voo de demonstração.[40] A aeronave registrada F-WWJB realizou um voo para convidados, autoridades e imprensa. O voo de demonstração decolou de Guarulhos com cerca de 200 passageiros.[41] Em 22 de março de 2012, a aeronave retornou ao aeroporto para um evento promocional da Airbus.[42] Esta visita ocorreu pois, até então, a América Latina era o único continente em que a aeronave ainda não operava voos regulares.[43] Airbus A380 da Emirates Airlines no aeroporto. Em setembro de 2011 a Infraero autorizou a Emirates Airlines a operar a aeronave no aeroporto, após um pedido formal da empresa. Na época, técnicos realizaram inspeções na pista para verificar se ela poderia suportar com segurança o avião. Para que o pouso fosse realizado com tranquilidade, a única restrição imposta era de que o motor externo fosse desligado na hora do pouso a fim de evitar a sucção de algum material.[44][45] Em fevereiro de 2014, a Agência Nacional de Aviação Civil verificou que o aeroporto estava inapto para recebimento da aeronave e não concedeu a certificação necessária para as operações regulares, já que no acostamento da principal pista de pouso e decolagem haviam pequenas pedras que poderiam comprometer seus motores.[46][47][48] Mas em outubro de 2015, a Agência Nacional de Aviação Civil autorizou as operações do A-380 para voos comerciais regulares, após a empresa que administra o aeroporto realizar obras na pista de pouso e decolagem e no terminal de passageiros.[49] No mesmo mês, a Emirates anunciou que iria realizar um voo com o A380 para comemorar o aniversário de 8 anos da rota, o que serviu também para ratificar a certificação do aeroporto para o modelo.[50] Em 15 de novembro de 2015, o A380 com registro A6-EON, procedente de Dubai pousou no aeroporto de Guarulhos, ficou cerca de seis horas em solo aeroportuário e retornou à sua origem na madrugada do dia seguinte.[51][52][53][54] Em janeiro de 2017, a Emirates confirmou o início da operação regular do A380 no aeroporto para o dia 27 de março, com voos diários de São Paulo para Dubai, seu hub.[55] Características Vista aérea do aeroporto Terceira pista Plano geral do aeroporto Era prevista uma terceira pista comprimento de 1 800 metros, que operaria a partir de 1998, em uma área que possibilitaria uma eventual futura ampliação de 200 metros para cada lado. Ela seria utilizada preferencialmente para pousos, que requerem um comprimento menor do que as decolagens, e para aeronaves de porte pequeno e médio. Em junho de 2001, o Conselho de Administração da Infraero aprovou o projeto da terceira pista, mas a sua construção ainda continuava sem previsão de início.[56] Segundo levantamentos, a construção atingiria 5,5 mil famílias nos bairros guarulhenses de Jardim dos Eucaliptos/Malvinas, Jardim Novo Portugal, Cidade Seródio, Haroldo Veloso, Jardim Santa Lídia, Jardim Marilena e Jardim Planalto.[57] As obras não faziam parte do Programa de Aceleração do Crescimento e, portanto, deveriam vir de recursos próprios da estatal que administra os aeroportos brasileiros.[58] Após o acidente com voo TAM 3054, em 17 de julho de 2007, parte dos voos do Aeroporto de Congonhas foi transferida para Guarulhos, o que o tornou o mais movimentado do Brasil e a discussão para construção da terceira pista foi reacesa.[59] A Infraero definiu que até o final do mês de setembro de 2007 teria uma definição para a construção da pista. Só em 21 de janeiro de 2008, o ministério da Defesa comunicou que desistiu da obra alegando ser tecnicamente inviável.[60] Torre de controle Interior da torre de controle do aeroporto A torre de controle do aeroporto sofreu uma severa reforma que foi concluída em 2004. Durante o período que compreenderam as melhorias, o controle de tráfego aéreo do aeroporto foi transferido para uma sala no último andar do prédio administrativo do aeroporto, sendo construída uma torre provisória na laje, no anexo do Terminal 2, fronte ao pátio de estacionamento de aeronaves H.[61] Entre as melhorias de infraestrutura, como um segundo elevador de acesso ao alto da torre, todos os equipamentos de controle foram trocados por modernos sistemas digitais que tornaram dispensáveis o uso de papel ou qualquer outra ferramenta além de computadores. O controle de planos de voos, comunicação, informes meteorológicos, iluminação de pistas e auxílios a navegação aérea, são realizadas diretamente em computadores com telas sensíveis ao toque.[61] Terminal 3 Fachada do terminal 3. Com capacidade prevista inicialmente para 6 milhões de passageiros por ano, o terminal 3 estava agendado para entrar em operação em 1998. Nesse meio tempo, um novo plano diretor do aeroporto foi elaborado, que redimensionou a capacidade do terminal 3 para 12 milhões de passageiros por ano.[62] Com a construção que foi dividida em quatro fases, o terceiro terminal tem 192 mil metros quadrados, 90 balcões de check-in, 22 pontes de embarque, 7 esteiras de bagagem, 27 esteiras rolantes para o deslocamento de passageiros, e um amplo espaço para novos estabelecimentos comerciais, salas VIP e um hotel cinco estrelas.[38][63] As obras incluíam ainda a construção de um pátio que comporta 33 aeronaves, um edifício-garagem para 4 mil veículos e remodelação do sistema viário interno.[64] Em julho de 2001, o Conselho de Administração da Infraero aprovou o projeto da construção do novo terminal. Em novembro do mesmo ano, o governador Geraldo Alckmin assinou um convênio para o repasse das verbas de desapropriação numa área de 1,4 quilômetros quadrados no entorno do aeroporto.[65] Na época, a previsão total de conclusão das obras era para 2008, mas em 2005 estimava-se que metade do novo terminal já estivesse em operação. As obras deveriam começar no início do ano de 2002.[65] Em 16 de janeiro de 2002, um decreto declarou a desapropriação de uma área de 995 mil metros quadrados, numa redução de pouco mais de 400 mil metros quadrados em relação as perspectivas anteriores.[66] A medida de desapropriação foi necessária, pois parte da área que foi reservada para ampliação foi povoada por ocupações regulares e irregulares. A previsão era que em 4 meses os moradores seriam retirados e indenizados.[66] Vista aérea do Terminal 3 Até 2003, o edital de licitação ainda não havia sido anunciado. A Infraero informou que até 10 de abril de 2003 seria o prazo para sua publicação.[67] Até então, a obra estava orçada em 321 milhões de reais. Em 30 de setembro de 2003 o edital foi divulgado, mas agora com custo estimado de 936 milhões de reais. O documento informava que os consórcios concorrentes para o projeto somente poderiam ser formados por duas empresas, com a obrigatoriedade de terem suas sedes instaladas no país. Estimava-se que a obra iniciaria em 2004 e seria concluída em 2009.[68] Em 10 de janeiro de 2005, em audiência com o governador Geraldo Alckmin, o então presidente da Infraero Carlos Wilson informou que a estatal condicionaria a ampliação do aeroporto à construção de uma ligação férrea até aeroporto, pois somente o acesso por meio rodoviário existente, não teria condição de atender a nova demanda de passageiros, então foi criado o Expresso AeroportoSão Paulo - SPAPARTAMENTO EXCELENTE COM SACADA Á VENDA COM 65M², COM 2 DORMITÓRIOS,SALA,COZINHA, LAVANDERIA, 2 VAGAS DE GARAGEM, 1 DEPÓSITO,CONDOMINIO COM ÓTIMO LAZER, FÁCIL ACESSO A AVENIDA AMADOR BUENA DA VEIGA, FÁCIL ACESSO A ESCOLAS, COLÉGIOS, FARMÁCIAS,MERCADOS, FEIRAS,HORTFRUTI,FÁCIL ACESSO AO METRÔ VILA MATILDE, FÁCIL ACESSO AO PARQIE TIQUATIRA, FÁCIL ACESSO A RADIAL LESTE, ÁCIL ACESSO AS MARGINAIS,FÁCIL ACESSO AO AEROPORTO DE GUARULHOS é o maior aeroporto do Brasil, da América do Sul e um dos maiores do mundo,[3] sendo o segundo mais movimentado da América Latina em número de passageiros transportados (após o Aeroporto Internacional da Cidade do México)[1] e um dos trinta mais movimentados do planeta.[4] No transporte de mercadorias, é o segundo depois do Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, Colômbia. Com uma área de 14 quilômetros quadrados, o complexo aeroportuário conta com um sistema de acesso viário próprio. A Rodovia Helio Smidt se estende por parte do perímetro do aeroporto, tendo ligação com as rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna. Toda estrutura para passageiros é dividida em três terminais, totalizando 260 pontos de check-in. Em 2001, uma lei federal alterou a denominação do aeroporto em homenagem ao ex-governador de São Paulo André Franco Montoro, falecido em 1999.[5] No entanto, o nome oficial não é habitualmente utiizado pela população, que se refere apenas como "aeroporto de Guarulhos" ou "aeroporto de Cumbica". O complexo aeroportuário foi concedido à iniciativa privada em 6 de fevereiro de 2012, para o consórcio composto pela Invepar e a Airports Company South Africa, durante o período de vinte anos, pelo valor de 16,2 bilhões de reais.[6] Em 15 de novembro de 2012, a concessionária passou a utilizar a marca GRU Airport, que irá conviver com o nome oficial, além das denominações informais.[7] Em 2017, foi considerado pela empresa OAG o segundo melhor em pontualidade no mundo e primeiro na América Latina, uma posição acima daquela alcançada no ano anterior.[3][8] Em 2019 alcançou as mesma classificações em uma pesquisa realizada pela FlightStats.[9] Em 2021 foi eleito pelo estudo do Club Med como um dos 35 melhores do mundo para longas escalas.[10] História Antecedentes Em 1947, o Aeroporto de Congonhas registrou um imenso movimento que foi além de sua capacidade operacional de passageiros e cargas. Por isso, o secretário de viação de São Paulo nomeou em 1951 uma comissão para levantar as possíveis áreas capazes de receber um aeroporto.[11] Foram identificadas e catalogadas cerca de 23 áreas e a escolhida localizava-se no antigo distrito de Santo Ângelo na cidade de Mogi das Cruzes, mas nada de fato foi realizado.[12] O surgimento de aviões de grande porte exigiu pistas maiores, motivando várias reformas no antigo Campo de Aviação de Viracopos, em Campinas, transformando-o em 1960 no Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas, com uma pista de 3 240 metros de comprimento.[13] As pistas de Congonhas ficaram limitadas, capazes apenas de receber voos domésticos e alguns poucos internacionais procedentes da América do Sul.[14] Diante das demandas do crescimento nacional, o ministro da Aeronáutica promoveu a criação da "Comissão Coordenadora do Projeto Aeroporto Internacional", presidida pelo tenente-brigadeiro e ministro da Aeronáutica Araripe Macedo. O comitê foi designado para arquitetar as diretrizes de implantação de uma nova infra-estrutura aeroportuária, pois a aviação comercial a jato impôs transformações que não poderiam ser resolvidas com simples ajustes.[15] A CCPAI confiou os estudos à empresa brasileira Hidroservice, consorciada às canadenses Acres e Parkin. Entre as diversas conclusões deste estudo, destacou-se que o Rio de Janeiro teria um potencial de tráfego de passageiros maior que São Paulo, devido à metrópole oferecer melhores condições econômicas de operação das aeronaves. Na época, as duas cidades sozinhas concentravam 55% do tráfego aéreo doméstico e 90% do tráfego internacional do país. Mediante os fatos, era importante a construção de dois aeroportos internacionais nas duas cidades e o Rio de Janeiro sediaria o principal complexo aeroportuário internacional do país.[16] Dos locais analisados, a Base Aérea do Galeão no Rio de Janeiro e a Base Aérea de São Paulo eram os que ofereciam maiores benefícios, pois naquele período para a Ditadura militar brasileira era conveniente aliar os interesses da aviação comercial e militar. O novo aeroporto deveria ser implantado o quanto antes, visando possibilitar o desenvolvimento econômico-operacional do principal aeroporto internacional do Brasil.[17] Impasses Pistas do aeroporto em 1987. Serra da Cantareira, um dos impasses para a construção do aeroporto. Em São Paulo, o ministro da Aeronáutica avaliou ser essencial envolver o governo estadual.[18] Em 4 de maio de 1976, o governador Paulo Egídio Martins firmou um acordo no qual constava que em todas as etapas de instauração do novo aeroporto, o estado de São Paulo seria responsável. Também ficou acordado que as obras seriam financiadas pelo Ministério da Aeronáutica e Governo de São Paulo.[19] Novos estudos e levantamentos executados indicavam que a cidade de Ibiúna abrigava as condições ideais. Em 15 de setembro de 1975, Paulo Egídio assinou um decreto de utilidade pública para fins de desapropriação de cerca de 60 quilômetros quadrados de áreas de terra em Ibiúna.[20] Contudo, uma série de disputas envolvendo a escolha da região iniciou-se, e só foi amenizada em março de 1977, quando Paulo Egídio decretou que uma nova área de 60 quilômetros quadrados, situada em Caucaia do Alto, distrito da cidade de Cotia, sediaria o aeroporto. Isso foi o estopim para que protestos iniciassem. A Reserva Florestal do Morro Grande, um dos últimos vestígios da Mata Atlântica, seria parcialmente desmatada. Surgiu a "Comissão de Defesa do Patrimônio da Comunidade",que reuniu quase setenta entidades preocupadas com o meio ambiente. O governo prometeu reflorestar a região, argumentou os benefícios do novo terminal, levantou fundos para a obra, mas ela não saiu do papel.[18] O governo federal defendia a opção por Guarulhos, pois o Ministério da Aeronáutica havia doado 10 quilômetros quadrados de terras pertencentes à Base Aérea de São Paulo para a construção do complexo aeroportuário, pois a escolha de qualquer outro lugar acarretaria grandes custos com desapropriações, colocando em risco a viabilidade do projeto.[19] Por outro lado, um grupo defendia que era inviável a construção do aeroporto em Cumbica, devido aos constantes nevoeiros na região que já afetava as operações da Base Aérea. Tal fenômeno ocorre devido à proximidade com a Serra da Cantareira e de várias áreas alagadas pelo rio Baquirivu-Guaçu.[18] O senador André Franco Montoro, junto com seu partido MDB, foi um opositor ferrenho ao projeto do Aeroporto Internacional de São Paulo[21]. Organizou várias correntes tanto na cidade, como fora, numa intensa mobilização contra a construção, que ganhou manifestações de toda ordem, tanto em ruas como na mídia. Paradoxalmente, mas tarde, quando eleito governador do estado de São Paulo, inaugurou o aeroporto. Em 28 de novembro de 2001, mais de dois anos após seu falecimento, uma lei federal alterou a denominação do complexo aeroportuário em sua homenagem.[22] Projetos Pista de pouso do aeroporto. Vista aérea do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos A decisão de construir o novo aeroporto foi tomada na gestão do presidente Ernesto Geisel, mas a elaboração do projeto ficou para o governo de João Figueiredo, que manteve o ministro da Aeronáutica Délio Jardim de Matos e colocou-o a frente da administração da obra.[19] Paulo Maluf, governador de São Paulo, iniciou uma série de discussões com o ministro da Aeronáutica e o presidente, nas quais defendeu que São Paulo não teria condições financeiras de arcar com sua parte no projeto. O acordo que tinha sido firmado em 1976, não poderia ser cumprido e a Aeronáutica arcou com 92% dos recursos e o estado com o restante do investimento.[19] Na época, o prefeito de Guarulhos, Néfi Tales, reivindicou ao ministro da Aeronáutica um plebiscito entre os moradores da cidade. Os guarulhenses não queriam o novo aeroporto na cidade, mas nada mais poderia ser feito. De 23 de setembro de 1974 a 15 de dezembro de 1982, cinco decretos estaduais desapropriaram várias áreas para sua construção.[20] Em 28 de janeiro de 1983, outro decreto autorizou a desapropriação de pouco mais de 44 mil metros quadrados em Nova Bonsucesso, em Guarulhos, para instalação de equipamentos de rádio navegação da pista 28.[20] Em 7 de outubro do mesmo ano, outro decreto autorizou a desapropriação de pouco mais de dois mil metros quadrados para a instalação de equipamentos de rádio navegação da pista 10, em Vila Izabel, na capital de São Paulo.[20] Vista aérea do aeroporto. Em maio de 1979, o ministério da Aeronáutica criou a Comissão Coordenadora do Projeto Sistema Aeroportuário da Área Terminal de São Paulo (COPASP). Além de organizar o planejamento do novo aeroporto e concretizar sua construção, esta comissão tinha a finalidade de estudar, projetar e construir um sistema aeroportuário que envolvesse toda a região Metropolitana de São Paulo, constituído pelos aeroportos de Congonhas, Viracopos, Campo de Marte e Santos.[23] O plano diretor do aeroporto foi elaborado pela IESA entre agosto de 1980 e janeiro de 1981 e foi aprovado em 1983. O projeto foi idealizado para que o aeroporto pudesse receber a demanda de voos domésticos da Grande São Paulo (com exceção da Ponte Aérea Rio-São Paulo), receber voos internacionais procedentes da América do Sul e servir de alternativa ao Aeroporto de Viracopos.[24] Para receber a demanda prevista até o ano 1998, o aeroporto deveria ter pelo menos duas pistas paralelas e independentes, com distância mínima de 1 310 metros entre elas, permitindo funcionarem ao mesmo tempo, e um terminal de passageiros situado entre essas pistas.[18] Mas devido às peculiaridades do terreno e pelas dificuldades de uma futura ampliação, por causa da necessidade de desapropriações em áreas povoadas, a alternativa escolhida combinava duas pistas paralelas e dependentes, ou seja, não poderiam operar simultaneamente, distanciadas 375 metros entre si, com 3 000 e 3 500 metros de comprimento, e outra pista de 2 025 metros situada a norte das pistas, a 1 375 metros da pista mais próxima. Esta configuração permitia consumir toda a capacidade da área disponível, sem interferir com o funcionamento da Base Aérea de São Paulo.[18] Fachada do aeroporto. As duas pistas mais longas seriam suficientes para atender a demanda até 1998, deixando a terceira pista como uma opção quando o movimento começasse a se aproximar do limite da capacidade das duas primeiras. Em função de seu afastamento, a terceira pista seria totalmente independente das demais, possibilitando um aumento da capacidade anual de operação do aeroporto para 450 mil pousos e decolagens por ano.[19] A proposta final consistia em quatro terminais de passageiros. Segundo o plano diretor, na etapa inicial de construção, apenas dois terminais seriam construídos, um para atender apenas aos voos domésticos e outro, concomitantemente, aos voos domésticos e internacionais. No ano de 1998, quando os quatro terminais estivessem edificados, dois terminais e meio atenderiam aos voos domésticos e um e meio aos internacionais, ficando claro que o aeroporto focalizaria a demanda de voos domésticos.[18] Mas diante do aumento do movimento de passageiros e aeronaves acima do previsto, um novo plano diretor foi desenvolvido. O novo projeto dimensionou os novos terminais de maneira que eles pudessem movimentar doze milhões de passageiros cada.[18] Construção e inauguração Placa de inauguração do aeroporto. Interior do terminal 2 (TPS2) Terminal 2. As obras para construção da primeira etapa do aeroporto, que consistia na pista com 3 000 metros de comprimento e um terminal capaz de atender 7,5 milhões de passageiros por ano, foram iniciadas em 11 de agosto de 1980, quando foi dada a ordem de serviço.[25] O consórcio ganhador da licitação oferecida pela COPASP foi formado pelas empresas Camargo Corrêa e Constran. O prazo de dois anos e meio foi dado para conclusão das obras de terraplenagem, drenagem e pavimentação de pistas, pátios, vias de acesso e de serviço, mobilizando uma verba de Cr$ 4 602 233 537, cerca de 82,5 milhões de dólares. Uma série de atrasos na obra contribuiu para que a primeira fase demorasse o dobro de tempo previsto para ser concluída. Em agosto de 1984, a Infraero abriu centenas vagas de empregos no aeroporto.[25] No 20 de janeiro de 1985, um Boeing 747-200 da Varig, procedente de Nova Iorque, pousou em Guarulhos, inaugurando oficialmente as operações do aeroporto e do primeiro terminal de passageiros. A bordo o ministro do Planejamento, Delfim Neto,[26] representando o presidente João Figueiredo. Posteriormente pousaram um Airbus A300 da VASP e um Boeing 767-200 da Transbrasil, completando o primeiro dia de funcionamento do aeroporto. Na cerimônia de inauguração, além do ministro Delfim, estavam presentes o ministro da Aeronáutica Délio Jardim de Matos, o governador do estado de São Paulo, André Franco Montoro e o prefeito de Guarulhos, Oswaldo de Carlos.[27] A segunda pista foi inaugurada em 1989, com 3 500 metros, que mais tarde foi ampliada para 3 700 metros.[19] O Terminal 2 foi construído em quatro etapas, a primeira concluída em dezembro de 1991 e a última em julho de 1993. Ao longo dos anos, algumas reformas foram realizadas, como a ampliação das salas de embarque dos terminais 1 e 2, elevando a capacidade de passageiros anual de cada terminal de 7,5 milhões para 8,25 milhões, consequentemente aumentando o número de posições de estacionamento de aeronaves e pontes de embarque. A construção de uma conexão entre os terminais 1 e 2, exclusiva para passageiros em conexão entre voos domésticos e internacionais, também foi feita.[28] Em 2005 houve uma tentativa de rebatizar o aeroporto com o nome de Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Ayrton Senna da Silva,[29] em homenagem ao piloto de Fórmula 1 falecido durante o GP de San Marino, em Imola, Itália. O projeto de lei número 5.345 foi rejeitado[30] devido ao aeroporto já receber o nome de André Franco Montoro, político importante de São Paulo. Além disso, já existia a rodovia Ayrton Senna da Silva que serve de acesso ao Aeroporto. Em 2007, o aeroporto foi tema do documentário "Aeroporto 24/7: São Paulo" exibido em seis episódios pelo canal Discovery Channel entre 23 de novembro a 7 de dezembro. Foram seis semanas de gravação – de 1 de maio a 15 de junho – mostrando os bastidores de funcionamento do aeroporto.[31] Concessão à iniciativa privada Em 7 de janeiro de 2011, a presidente Dilma Rousseff decidiu conceder o aeroporto para a iniciativa privada. Segundo o edital, o consórcio vencedor deveria administrar o aeroporto por um período de 20 anos e fazer as ampliações necessárias. A medida foi adotada para que Cumbica recebesse os investimentos para adequar-se ao aumento da demanda durante a Copa do Mundo FIFA de 2014, já que no modelo de administração estatal, vários entraves junto ao Tribunal de Contas da União e aliado a falta de recursos financeiros da Infraero, atrasavam os projetos de ampliação do terminal (ver abaixo).[32] Durante um leilão realizado na sede do Bovespa (atual B3), o consórcio entre a Invepar e a Airports Company South Africa ofereceu 16 bilhões de reais para obter a administração do aeroporto.[33] Em 21 de julho de 2011, Rousseff assinou decreto incluindo o terminal de Guarulhos no Programa Nacional de Desestatização e delegando à Agência Nacional de Aviação Civil responsabilidade por executar e acompanhar o processo.[34] A assinatura do contrato de concessão ocorreu em 6 de fevereiro de 2012, para o consórcio Invepar/Airports Company South Africa (ACSA) que ficou com 51% da administração do aeroporto e a estatal Infraero com os outros 49%, durante o período de 20 anos, pelo valor 16,2 bilhões de reais.[6] Vista aérea do novo Terminal 3, construído pela empresa concessionária No dia 15 de novembro de 2012, o consórcio administrador mudou a marca do aeroporto para GRU Airport.[35] Como parte das obrigações contratuais, a concessionária tem uma lista com investimentos em infraestrutura que são obrigatórios até o fim da concessão em 2032, cuja projeção de demanda é de 60 milhões de passageiros ao ano. A primeira fase desses investimentos visando a Copa do Mundo de 2014, com o objetivo de aumentar capacidade do aeroporto para 42 milhões de passageiros por ano, e envolveu a construção do novo Terminal 3 em tempo recorde. Após 18 meses de obra, o terminal 3 foi inaugurado no dia 11 de maio de 2014 e tem capacidade para atender 12 milhões de passageiros ao ano. Pistas e taxiways passaram por reformas e adequações para receber aeronaves da categoria 4F, como o Boeing 747-8 e o Airbus A380.[36][37] Além do novo terminal, a concessionária também construiu um novo edifício-garagem com 85 mil m², e 2,6 mil novas vagas, isso somado a outras intervenções, fizeram com que a capacidade total do estacionamento passasse de 3 900 para quase 8 mil vagas.[38] O edifício foi inaugurado em maio de 2013.[39] Uma das principais obras realizadas pela empresa no aeroporto, a reforma das pistas de pousos e decolagem e a adequação das pontes de embarque, permitiram o primeiro pouso do Airbus A380, maior aeronave comercial do mundo atualmente, no Brasil, que ocorreu no dia 11 de dezembro de 2007, para um voo de demonstração.[40] A aeronave registrada F-WWJB realizou um voo para convidados, autoridades e imprensa. O voo de demonstração decolou de Guarulhos com cerca de 200 passageiros.[41] Em 22 de março de 2012, a aeronave retornou ao aeroporto para um evento promocional da Airbus.[42] Esta visita ocorreu pois, até então, a América Latina era o único continente em que a aeronave ainda não operava voos regulares.[43] Airbus A380 da Emirates Airlines no aeroporto. Em setembro de 2011 a Infraero autorizou a Emirates Airlines a operar a aeronave no aeroporto, após um pedido formal da empresa. Na época, técnicos realizaram inspeções na pista para verificar se ela poderia suportar com segurança o avião. Para que o pouso fosse realizado com tranquilidade, a única restrição imposta era de que o motor externo fosse desligado na hora do pouso a fim de evitar a sucção de algum material.[44][45] Em fevereiro de 2014, a Agência Nacional de Aviação Civil verificou que o aeroporto estava inapto para recebimento da aeronave e não concedeu a certificação necessária para as operações regulares, já que no acostamento da principal pista de pouso e decolagem haviam pequenas pedras que poderiam comprometer seus motores.[46][47][48] Mas em outubro de 2015, a Agência Nacional de Aviação Civil autorizou as operações do A-380 para voos comerciais regulares, após a empresa que administra o aeroporto realizar obras na pista de pouso e decolagem e no terminal de passageiros.[49] No mesmo mês, a Emirates anunciou que iria realizar um voo com o A380 para comemorar o aniversário de 8 anos da rota, o que serviu também para ratificar a certificação do aeroporto para o modelo.[50] Em 15 de novembro de 2015, o A380 com registro A6-EON, procedente de Dubai pousou no aeroporto de Guarulhos, ficou cerca de seis horas em solo aeroportuário e retornou à sua origem na madrugada do dia seguinte.[51][52][53][54] Em janeiro de 2017, a Emirates confirmou o início da operação regular do A380 no aeroporto para o dia 27 de março, com voos diários de São Paulo para Dubai, seu hub.[55] Características Vista aérea do aeroporto Terceira pista Plano geral do aeroporto Era prevista uma terceira pista comprimento de 1 800 metros, que operaria a partir de 1998, em uma área que possibilitaria uma eventual futura ampliação de 200 metros para cada lado. Ela seria utilizada preferencialmente para pousos, que requerem um comprimento menor do que as decolagens, e para aeronaves de porte pequeno e médio. Em junho de 2001, o Conselho de Administração da Infraero aprovou o projeto da terceira pista, mas a sua construção ainda continuava sem previsão de início.[56] Segundo levantamentos, a construção atingiria 5,5 mil famílias nos bairros guarulhenses de Jardim dos Eucaliptos/Malvinas, Jardim Novo Portugal, Cidade Seródio, Haroldo Veloso, Jardim Santa Lídia, Jardim Marilena e Jardim Planalto.[57] As obras não faziam parte do Programa de Aceleração do Crescimento e, portanto, deveriam vir de recursos próprios da estatal que administra os aeroportos brasileiros.[58] Após o acidente com voo TAM 3054, em 17 de julho de 2007, parte dos voos do Aeroporto de Congonhas foi transferida para Guarulhos, o que o tornou o mais movimentado do Brasil e a discussão para construção da terceira pista foi reacesa.[59] A Infraero definiu que até o final do mês de setembro de 2007 teria uma definição para a construção da pista. Só em 21 de janeiro de 2008, o ministério da Defesa comunicou que desistiu da obra alegando ser tecnicamente inviável.[60] Torre de controle Interior da torre de controle do aeroporto A torre de controle do aeroporto sofreu uma severa reforma que foi concluída em 2004. Durante o período que compreenderam as melhorias, o controle de tráfego aéreo do aeroporto foi transferido para uma sala no último andar do prédio administrativo do aeroporto, sendo construída uma torre provisória na laje, no anexo do Terminal 2, fronte ao pátio de estacionamento de aeronaves H.[61] Entre as melhorias de infraestrutura, como um segundo elevador de acesso ao alto da torre, todos os equipamentos de controle foram trocados por modernos sistemas digitais que tornaram dispensáveis o uso de papel ou qualquer outra ferramenta além de computadores. O controle de planos de voos, comunicação, informes meteorológicos, iluminação de pistas e auxílios a navegação aérea, são realizadas diretamente em computadores com telas sensíveis ao toque.[61] Terminal 3 Fachada do terminal 3. Com capacidade prevista inicialmente para 6 milhões de passageiros por ano, o terminal 3 estava agendado para entrar em operação em 1998. Nesse meio tempo, um novo plano diretor do aeroporto foi elaborado, que redimensionou a capacidade do terminal 3 para 12 milhões de passageiros por ano.[62] Com a construção que foi dividida em quatro fases, o terceiro terminal tem 192 mil metros quadrados, 90 balcões de check-in, 22 pontes de embarque, 7 esteiras de bagagem, 27 esteiras rolantes para o deslocamento de passageiros, e um amplo espaço para novos estabelecimentos comerciais, salas VIP e um hotel cinco estrelas.[38][63] As obras incluíam ainda a construção de um pátio que comporta 33 aeronaves, um edifício-garagem para 4 mil veículos e remodelação do sistema viário interno.[64] Em julho de 2001, o Conselho de Administração da Infraero aprovou o projeto da construção do novo terminal. Em novembro do mesmo ano, o governador Geraldo Alckmin assinou um convênio para o repasse das verbas de desapropriação numa área de 1,4 quilômetros quadrados no entorno do aeroporto.[65] Na época, a previsão total de conclusão das obras era para 2008, mas em 2005 estimava-se que metade do novo terminal já estivesse em operação. As obras deveriam começar no início do ano de 2002.[65] Em 16 de janeiro de 2002, um decreto declarou a desapropriação de uma área de 995 mil metros quadrados, numa redução de pouco mais de 400 mil metros quadrados em relação as perspectivas anteriores.[66] A medida de desapropriação foi necessária, pois parte da área que foi reservada para ampliação foi povoada por ocupações regulares e irregulares. A previsão era que em 4 meses os moradores seriam retirados e indenizados.[66] Vista aérea do Terminal 3 Até 2003, o edital de licitação ainda não havia sido anunciado. A Infraero informou que até 10 de abril de 2003 seria o prazo para sua publicação.[67] Até então, a obra estava orçada em 321 milhões de reais. Em 30 de setembro de 2003 o edital foi divulgado, mas agora com custo estimado de 936 milhões de reais. O documento informava que os consórcios concorrentes para o projeto somente poderiam ser formados por duas empresas, com a obrigatoriedade de terem suas sedes instaladas no país. Estimava-se que a obra iniciaria em 2004 e seria concluída em 2009.[68] Em 10 de janeiro de 2005, em audiência com o governador Geraldo Alckmin, o então presidente da Infraero Carlos Wilson informou que a estatal condicionaria a ampliação do aeroporto à construção de uma ligação férrea até aeroporto, pois somente o acesso por meio rodoviário existente, não teria condição de atender a nova demanda de passageiros, então foi criado o Expresso Aeroporto
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Rua Marapitanas, 18 - Vila Laíscasa sobrado individual vila Laís – penha Área do terreno 200,00m² 5x40 Metragem da construção 247m² 01 Suíte Master ampla com hidromassagem dupla, armário planejado painel da cama com 02 criados mudos embutidos e sacada com guarda corpo em alumínio branco e vidro ( area total 7,30 x 5,00). 01 quarto amplo 3,20 x 5,30 01 quarto ou escritório 3,50 x 2,15 01 sótão 6,00 x 3,20 pode acomodar outro quarto, escritório, sala de TV, academia etc. Cozinha 4,00 x 3,20 com armários planejados De Marco, cooktop Brastemp a gás e exaustor e forno-elétrico Brastemp iluminação embutida no gesso em LED. Copa 5,00 x 3,20 com aparador embutido e já com 03 lustres no teto, acabamento na parede em revestimento Portinari idêntico a madeira estilo pátina branca. Lavanderia ao lado da cozinha com tanque deca, 02 armários: 1 produtos de limpeza + casa do botijão de gás, outro como sapateira, 02 varais de teto retrátil. 01 lavabo com acabamento imitando madeira e café com espelho na parede Sala 6,80 x 3,20 com: • Porta pivôtante 1,20 x 2,40 em madeira maciça até o teto • Piso em porcelanato Portinari • Teto em gesso com spots em Led • Acabamento em revestimento Portinari idêntico a madeira • Conduítes e caixas de passagem para 04 caixas de home theather embutidas . Garagem para 04 veículos grandes sendo 70% coberto com telhado conta com portão basculante eletrônico PPA Padrão de água e luz modelo novo voltado para via, dispensa atendimento de agentes de medição para efetuar as leituras. Área de churrasqueira com: • Churrasqueira de alvenaria com iluminação interna + grelha em inox • Pia com cuba em inox + balcão em granito • Fiação para home theather • Banheiro completo • Telhado com acabamento em madeira e iluminação com spots mistos halógenas e leds • Jardim com iluminação LED verde • Salão de festas medindo 5,00 x 5,00 com teto de gesso rebaixado • Escada de acesso com corrimão. Sótão do telhado possui um cômodo junto às caixas de água utilizado como oficina e depósito, para quem gosta de ferramentas e hobbies. Casa construída por nós mesmos tudo visando o melhor que havia a disposição em material, não é casa feita por construtor que só visa lucro, banheiros com sanitários marca Deca, torneiras e misturadores Deca, tomadas e interruptores Scheneider linha moon, janelas e porta-balcão em alumínio branco, telas de proteção em todas as janelas. Revestimentos Portinari, Porto Ferreira e Eliane. Lâminados Eucafloor. Casa já possui encanamento em aguaterm da tigre e misturadores quente e frio, caso queira instalar placas de aquecimento solar com boiler ou aquecimento por gás só ligar no sistema, ligação chega à cozinha e banheiros da casa. Fiação pronta para alarme nas portas e janelas do andar térreo Todos conduítes e caixas elétricas são tigre, fiação toda em cabo entrelaçado sil, tomadas de 3 pinos. Fiação de TV a cabo vem da rua por meio de conduítes, não aparece nenhum fio da rua até a casa.Vídeo porteiro eletrônico. Madeiramento dos telhados em Maçaranduba tratada com seladora para não estragar ou sofrer ataques de cupins, partes externas com fechamentos e calhas visando baixa manutenção. Casa será entregue funcional, não será retirado lâmpadas, espelhos, chuveiros, torneiras, lustres, armários planejados da cozinha e suíte, aparador da copa, cooktop, exaustor, forno elétrico. Escritura OK, planta na prefeitura regularizada em 2023. Logo aceita financiamento.São Paulo - SPcasa sobrado individual vila Laís – penha Área do terreno 200,00m² 5x40 Metragem da construção 247m² 01 Suíte Master ampla com hidromassagem dupla, armário planejado painel da cama com 02 criados mudos embutidos e sacada com guarda corpo em alumínio branco e vidro ( area total 7,30 x 5,00). 01 quarto amplo 3,20 x 5,30 01 quarto ou escritório 3,50 x 2,15 01 sótão 6,00 x 3,20 pode acomodar outro quarto, escritório, sala de TV, academia etc. Cozinha 4,00 x 3,20 com armários planejados De Marco, cooktop Brastemp a gás e exaustor e forno-elétrico Brastemp iluminação embutida no gesso em LED. Copa 5,00 x 3,20 com aparador embutido e já com 03 lustres no teto, acabamento na parede em revestimento Portinari idêntico a madeira estilo pátina branca. Lavanderia ao lado da cozinha com tanque deca, 02 armários: 1 produtos de limpeza + casa do botijão de gás, outro como sapateira, 02 varais de teto retrátil. 01 lavabo com acabamento imitando madeira e café com espelho na parede Sala 6,80 x 3,20 com: • Porta pivôtante 1,20 x 2,40 em madeira maciça até o teto • Piso em porcelanato Portinari • Teto em gesso com spots em Led • Acabamento em revestimento Portinari idêntico a madeira • Conduítes e caixas de passagem para 04 caixas de home theather embutidas . Garagem para 04 veículos grandes sendo 70% coberto com telhado conta com portão basculante eletrônico PPA Padrão de água e luz modelo novo voltado para via, dispensa atendimento de agentes de medição para efetuar as leituras. 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Avenida Amador Bueno da Veiga, 2123 - Penha de FrançaAPARTAMENTO PARA LOCAÇÃO E VENDA COM 78M² COM 3 DORMITÓRIOS SENDO 1 SUÍTE,COZINHA COM ARMÁRIOS NA COZINHA,2 VAGAS-NA AV.AMADOR BUENO DA VEIGA-Bem-vindo ao seu novo lar! Este apartamento de três quartos, sendo um suíte, está localizado em um bairro tranquilo e conveniente da Penha de França, em São Paulo. Com 78 m² de área total, este imóvel oferece espaço e conforto, perfeito para famílias ou investidores em busca de uma ótima oportunidade. A unidade está disponível tanto para venda quanto para locação, com valores de R$ 1.060.000 e R$ 5.500, respectivamente. Sua distribuição interna inclui uma sala ampla e arejada, uma cozinha funcional e três dormitórios, sendo um deles suíte. O apartamento encontra-se desocupado, proporcionando uma mudança rápida e sem complicações. Não perca a chance de conhecer pessoalmente este imóvel versátil e bem localizado. Agende uma visita hoje mesmo e descubra todas as possibilidades que este apartamento tem a oferecer. Sua nova casa o aguarda!São Paulo - SPAPARTAMENTO PARA LOCAÇÃO E VENDA COM 78M² COM 3 DORMITÓRIOS SENDO 1 SUÍTE,COZINHA COM ARMÁRIOS NA COZINHA,2 VAGAS-NA AV.AMADOR BUENO DA VEIGA-Bem-vindo ao seu novo lar! Este apartamento de três quartos, sendo um suíte, está localizado em um bairro tranquilo e conveniente da Penha de França, em São Paulo. Com 78 m² de área total, este imóvel oferece espaço e conforto, perfeito para famílias ou investidores em busca de uma ótima oportunidade. A unidade está disponível tanto para venda quanto para locação, com valores de R$ 1.060.000 e R$ 5.500, respectivamente. Sua distribuição interna inclui uma sala ampla e arejada, uma cozinha funcional e três dormitórios, sendo um deles suíte. O apartamento encontra-se desocupado, proporcionando uma mudança rápida e sem complicações. Não perca a chance de conhecer pessoalmente este imóvel versátil e bem localizado. Agende uma visita hoje mesmo e descubra todas as possibilidades que este apartamento tem a oferecer. Sua nova casa o aguarda!
Rua Ariti, 52 - Vila Rui BarbosaApartamento à Venda - 2 Dormitórios | 56m² | Pronto para Morar Apresentamos este lindo apartamento de 56 metros quadrados, perfeito para quem busca conforto e praticidade. Localizado em uma área silenciosa e agradável, este imóvel tem tudo para ser o lar dos seus sonhos! Destaques do imóvel: 2 dormitórios espaçosos; 1 banheiro moderno com Box; Sala ampla, com dois ambientes e bem iluminada; Cozinha com armários planejados, prática e funcional; Com lavanderia ampla; Varanda, ideal para momentos de lazer; 1 Vaga coberta para carro; Gás encanado, garantindo mais comodidade; Ambiente com excelente luz solar, o que deixa o apartamento ainda mais aconchegante. O apartamento já está pronto para morar, ideal para quem busca um lar em um espaço organizado e bem distribuído. Perfeito para quem quer tranquilidade, sem abrir mão de fácil acesso a serviços, comércios, escolas, academia e lazer externo. Entre em contato para agendar uma visita e conheça pessoalmente este maravilhoso apartamento!São Paulo - SPApartamento à Venda - 2 Dormitórios | 56m² | Pronto para Morar Apresentamos este lindo apartamento de 56 metros quadrados, perfeito para quem busca conforto e praticidade. Localizado em uma área silenciosa e agradável, este imóvel tem tudo para ser o lar dos seus sonhos! Destaques do imóvel: 2 dormitórios espaçosos; 1 banheiro moderno com Box; Sala ampla, com dois ambientes e bem iluminada; Cozinha com armários planejados, prática e funcional; Com lavanderia ampla; Varanda, ideal para momentos de lazer; 1 Vaga coberta para carro; Gás encanado, garantindo mais comodidade; Ambiente com excelente luz solar, o que deixa o apartamento ainda mais aconchegante. O apartamento já está pronto para morar, ideal para quem busca um lar em um espaço organizado e bem distribuído. Perfeito para quem quer tranquilidade, sem abrir mão de fácil acesso a serviços, comércios, escolas, academia e lazer externo. Entre em contato para agendar uma visita e conheça pessoalmente este maravilhoso apartamento!
Rua Tobiaras, 228 - Vila EsperançaAPARTAMENTO PARA VENDA COM 30M², SACADA, 2 DORMITÓRIOS, LAVANDERIA, VAGA,CONDOMÍNIO COM ACADEMIA E ÁREA GOURMET, PERTO DO METRÔ VILA MATILDE. Apresenta-se este apartamento padrão de 2 quartos e 1 sala, localizado na Vila Esperança, São Paulo. Com 30 m² de área total e 30 m² de área útil, este imóvel está pronto para sua ocupação imediata, pois encontra-se atualmente ocupado, porém não mobiliado. O valor de venda deste apartamento é de R$ 250.000, oferecendo uma excelente oportunidade de investimento em uma região privilegiada da cidade. Aproveite essa chance de adquirir um imóvel com localização estratégica, pronto para você transformá-lo no lar dos seus sonhos. Agende uma visita hoje mesmo e conheça de perto todas as características deste apartamento.São Paulo - SPAPARTAMENTO PARA VENDA COM 30M², SACADA, 2 DORMITÓRIOS, LAVANDERIA, VAGA,CONDOMÍNIO COM ACADEMIA E ÁREA GOURMET, PERTO DO METRÔ VILA MATILDE. Apresenta-se este apartamento padrão de 2 quartos e 1 sala, localizado na Vila Esperança, São Paulo. Com 30 m² de área total e 30 m² de área útil, este imóvel está pronto para sua ocupação imediata, pois encontra-se atualmente ocupado, porém não mobiliado. O valor de venda deste apartamento é de R$ 250.000, oferecendo uma excelente oportunidade de investimento em uma região privilegiada da cidade. Aproveite essa chance de adquirir um imóvel com localização estratégica, pronto para você transformá-lo no lar dos seus sonhos. Agende uma visita hoje mesmo e conheça de perto todas as características deste apartamento.
Avenida Doutor Assis Ribeiro, 4500 - Engenheiro GoulartApartamento espaçoso em comparação com as construções atuais, situado no Condomínio Residencial Ágata, para venda, no bairro de Engenheiro Goulart, com 2 dormitórios, 1 vaga de garagem, 56m2. Áreas comuns: Área de lazer, Playground, Quadra poliesportiva, Salão de festas, Pista para caminhada, Área verde, Aceita Pet. Rede de segurança, Acessibilidade. Área Privativa - Rede de segurança e Infra Estrutura: Água individualizada, Esgoto, Gás encanado individualizado, Interfone. Portão duplo de entrada de veículos para estacionamento, Vaga demarcada, Portão eletrônico, Recepção, Segurança 24 horas. Localizado no bairro Engenheiro Goulart, em São Paulo, este apartamento padrão de 56 metros quadrados está à venda por R$ 250.000. Com uma planta prática, o imóvel conta com 2 quartos e 1 sala, proporcionando ótimo aproveitamento do espaço. O condomínio residencial Ágata, em que o apartamento está inserido, garante tranquilidade e segurança aos seus moradores. A unidade está desocupada, permitindo que o novo proprietário faça as adaptações necessárias para torná-la um lar acolhedor e personalizado. Trata-se de uma ótima oportunidade para adquirir um imóvel com ótima localização e ótimo custo-benefício na cidade de São Paulo. Agende uma visita e conheça de perto este apartamento com grande potencial.São Paulo - SPApartamento espaçoso em comparação com as construções atuais, situado no Condomínio Residencial Ágata, para venda, no bairro de Engenheiro Goulart, com 2 dormitórios, 1 vaga de garagem, 56m2. Áreas comuns: Área de lazer, Playground, Quadra poliesportiva, Salão de festas, Pista para caminhada, Área verde, Aceita Pet. Rede de segurança, Acessibilidade. Área Privativa - Rede de segurança e Infra Estrutura: Água individualizada, Esgoto, Gás encanado individualizado, Interfone. Portão duplo de entrada de veículos para estacionamento, Vaga demarcada, Portão eletrônico, Recepção, Segurança 24 horas. Localizado no bairro Engenheiro Goulart, em São Paulo, este apartamento padrão de 56 metros quadrados está à venda por R$ 250.000. Com uma planta prática, o imóvel conta com 2 quartos e 1 sala, proporcionando ótimo aproveitamento do espaço. O condomínio residencial Ágata, em que o apartamento está inserido, garante tranquilidade e segurança aos seus moradores. A unidade está desocupada, permitindo que o novo proprietário faça as adaptações necessárias para torná-la um lar acolhedor e personalizado. Trata-se de uma ótima oportunidade para adquirir um imóvel com ótima localização e ótimo custo-benefício na cidade de São Paulo. Agende uma visita e conheça de perto este apartamento com grande potencial.
Avenida Doutor Orêncio Vidigal, 689 - Vila Carlos de CamposVenda do Ponto Comercial Atividade: 3 anos. Seu Pimenta Botequim & Espetaria, é um centro Gastronômico feito sob containers "JUMBO" A metragem do nosso container que são 3 Boxes totalizam 13m x 2,6m de área útil interna + a praça de atendimento que é coletiva para todos os Boxes que totalizam 20m x 11m Localizado no Centro Gastronômico Penha Food Park. Ramo: Restaurante (almoço e janta) , caldos, espetinhos, bar e botequim com cervejas, drinks, caipirinhas e bebidas em geral, porções, lanches e sobremesas. Faturamento mensal médio atual: R$75.000,00 Lucro líquido médio: R$15.000,00 Aluguel ( incluso locação, condomínio, água, segurança e limpeza): R$5.200,00. Ótima oportunidade de investimento em um ponto comercial na região de Vila Carlos de Campos, em São Paulo. Este imóvel está à venda por R$ 260.000 e possui área livre para adaptações conforme a necessidade do novo proprietário. Localizado em uma rua comercial movimentada, o ponto é uma alternativa interessante para quem deseja empreender em um espaço estrategicamente posicionado. A metragem disponível permite a instalação de diversos tipos de negócios, desde lojas de varejo até escritórios. Com uma ótima circulação de pedestres e veículos, o imóvel apresenta grande potencial para atrair clientes e gerar bons rendimentos. Agende uma visita e conheça de perto essa oportunidade única de investir em um ponto comercial com excelente localização na região de Vila Carlos de Campos, em São Paulo.São Paulo - SPVenda do Ponto Comercial Atividade: 3 anos. Seu Pimenta Botequim & Espetaria, é um centro Gastronômico feito sob containers "JUMBO" A metragem do nosso container que são 3 Boxes totalizam 13m x 2,6m de área útil interna + a praça de atendimento que é coletiva para todos os Boxes que totalizam 20m x 11m Localizado no Centro Gastronômico Penha Food Park. Ramo: Restaurante (almoço e janta) , caldos, espetinhos, bar e botequim com cervejas, drinks, caipirinhas e bebidas em geral, porções, lanches e sobremesas. Faturamento mensal médio atual: R$75.000,00 Lucro líquido médio: R$15.000,00 Aluguel ( incluso locação, condomínio, água, segurança e limpeza): R$5.200,00. Ótima oportunidade de investimento em um ponto comercial na região de Vila Carlos de Campos, em São Paulo. Este imóvel está à venda por R$ 260.000 e possui área livre para adaptações conforme a necessidade do novo proprietário. Localizado em uma rua comercial movimentada, o ponto é uma alternativa interessante para quem deseja empreender em um espaço estrategicamente posicionado. A metragem disponível permite a instalação de diversos tipos de negócios, desde lojas de varejo até escritórios. Com uma ótima circulação de pedestres e veículos, o imóvel apresenta grande potencial para atrair clientes e gerar bons rendimentos. Agende uma visita e conheça de perto essa oportunidade única de investir em um ponto comercial com excelente localização na região de Vila Carlos de Campos, em São Paulo.
Rua José Manuel da Fonseca Júnior, 137 - Vila MatildeSTÚDIO PARA VENDA COM 27M², 1 DORMITÓRIO PODENDO FAZER SALA INTEGRADA,COZINHA, LAVANDERIA,VISTA LIVRE PARA A RADIAL LESTE, AO LADO DO HOPIITAL SANTA CLARA, Á 300M DO METRÔ VILA MATILDE,. Este fantástico studio localizado na Vila Matilde, em São Paulo, representa uma excelente oportunidade tanto para moradia quanto para investimento. Com 27 m² de área total, este imóvel é uma alternativa compacta e prática para quem busca uma opção acessível na região. O studio está desocupado, proporcionando ao novo proprietário a possibilidade de personalizá-lo de acordo com suas preferências. O studio conta com 1 quarto, sendo uma alternativa ideal para solteiros, jovens profissionais ou pequenas famílias que desejam morar em uma região com excelente infraestrutura. Localizado no Condomínio Gran Diálogo Vila Matilde, o imóvel oferece comodidade e segurança aos seus moradores. Com valores de venda a partir de R$ 320.000 e locação por R$ 2.200, este studio se apresenta como uma opção interessante no mercado imobiliário. Não perca a oportunidade de conhecer pessoalmente este studio. Agende uma visita e descubra todas as vantagens de morar neste imóvel moderno e funcional, localizado em uma região privilegiada de São Paulo.São Paulo - SPSTÚDIO PARA VENDA COM 27M², 1 DORMITÓRIO PODENDO FAZER SALA INTEGRADA,COZINHA, LAVANDERIA,VISTA LIVRE PARA A RADIAL LESTE, AO LADO DO HOPIITAL SANTA CLARA, Á 300M DO METRÔ VILA MATILDE,. Este fantástico studio localizado na Vila Matilde, em São Paulo, representa uma excelente oportunidade tanto para moradia quanto para investimento. Com 27 m² de área total, este imóvel é uma alternativa compacta e prática para quem busca uma opção acessível na região. O studio está desocupado, proporcionando ao novo proprietário a possibilidade de personalizá-lo de acordo com suas preferências. O studio conta com 1 quarto, sendo uma alternativa ideal para solteiros, jovens profissionais ou pequenas famílias que desejam morar em uma região com excelente infraestrutura. Localizado no Condomínio Gran Diálogo Vila Matilde, o imóvel oferece comodidade e segurança aos seus moradores. Com valores de venda a partir de R$ 320.000 e locação por R$ 2.200, este studio se apresenta como uma opção interessante no mercado imobiliário. Não perca a oportunidade de conhecer pessoalmente este studio. Agende uma visita e descubra todas as vantagens de morar neste imóvel moderno e funcional, localizado em uma região privilegiada de São Paulo.
Rua Amaro Bezerra Cavalcanti, 435 - Vila MatildeÓTIMA OPORTUNIDADE! Apartamento em fase de acabamento, medindo 49,70 m² - 5º andar, com 02 dormitórios, sala, cozinha, área de serviço, sacada e 01 vaga de garagem. Será entregue totalmente acabado com pisos e azulejos. Aceita veículo como entrada, , estuda proposta. Local tranquilo próximos a escolas, comércios, perto dos Metrôs Vila Matilde e Guilhermina Esperança, ideal para sua família. Entrega prevista até Dez. de 2024. Aceita Financiamento e FGTS! Agende sua Visita!São Paulo - SPÓTIMA OPORTUNIDADE! Apartamento em fase de acabamento, medindo 49,70 m² - 5º andar, com 02 dormitórios, sala, cozinha, área de serviço, sacada e 01 vaga de garagem. Será entregue totalmente acabado com pisos e azulejos. Aceita veículo como entrada, , estuda proposta. Local tranquilo próximos a escolas, comércios, perto dos Metrôs Vila Matilde e Guilhermina Esperança, ideal para sua família. Entrega prevista até Dez. de 2024. Aceita Financiamento e FGTS! Agende sua Visita!
Rua Frei Mont'Alverne, 293 - Vila AricanduvaSTUDIO COM 27M², PARA VENDA E LOCAÇÃO, SEMIMOBILIADO, DORMITÓRIO, COZINHA,LAVANDERIA COLETIVA, SALA COWORKIG, ESTACIONAMENTO EM FRENTE AO PRÉDIO MENSAL- PRÓXIMO AO METRÔ PENHA . Este charmoso studio localizado na Vila Aricanduva, em São Paulo, oferece uma excelente oportunidade para quem busca um imóvel moderno e prático. Com área total de 27 m² e área útil de 27 m², este espaço é ideal para acomodar um estilo de vida dinâmico e minimalista. O studio está desocupado é semimobiliado, permitindo que o novo inquilino personalize o espaço de acordo com suas preferências. A localização privilegiada na Vila Aricanduva proporciona fácil acesso a diversos serviços e facilidades, tornando a rotina mais prática e conveniente. Além disso, o valor de venda R$ 280.000, o valor de locação de R$ 2.450torna este imóvel uma alternativa atraente para quem deseja investir em uma moradia funcional e bem localizada. Não perca a chance de conhecer pessoalmente este studio. Agende uma visita e descubra todas as possibilidades que este imóvel oferece para o seu novo lar. Não deixe essa oportunidade passar!São Paulo - SPSTUDIO COM 27M², PARA VENDA E LOCAÇÃO, SEMIMOBILIADO, DORMITÓRIO, COZINHA,LAVANDERIA COLETIVA, SALA COWORKIG, ESTACIONAMENTO EM FRENTE AO PRÉDIO MENSAL- PRÓXIMO AO METRÔ PENHA . Este charmoso studio localizado na Vila Aricanduva, em São Paulo, oferece uma excelente oportunidade para quem busca um imóvel moderno e prático. Com área total de 27 m² e área útil de 27 m², este espaço é ideal para acomodar um estilo de vida dinâmico e minimalista. O studio está desocupado é semimobiliado, permitindo que o novo inquilino personalize o espaço de acordo com suas preferências. A localização privilegiada na Vila Aricanduva proporciona fácil acesso a diversos serviços e facilidades, tornando a rotina mais prática e conveniente. Além disso, o valor de venda R$ 280.000, o valor de locação de R$ 2.450torna este imóvel uma alternativa atraente para quem deseja investir em uma moradia funcional e bem localizada. Não perca a chance de conhecer pessoalmente este studio. Agende uma visita e descubra todas as possibilidades que este imóvel oferece para o seu novo lar. Não deixe essa oportunidade passar!
Avenida Patrocínio Paulista, 182 - Cidade PatriarcaAPARTAMENTO NOVO Á VENDA COM 2 DORMITÓRIOS,SALA, COZINHA,BANHEIRO,,LAVANDERIA, 1 VAGA,FÁCIL ACESSO A UBS CIDADE PATRIARCA, FÁCIL ACESSO A FEIRA LIVRE, FÁCIL ACESSO A ESCOLAS, COLÉGIOS,MERCADOS,FÁCIL ACESSO A RODOVIA DOS TRABALHADORES. Este espaçoso apartamento de 2 quartos e 1 sala está localizado no bairro da Cidade Patriarca, em São Paulo. Com uma área total de 40 m², o imóvel oferece uma ótima alternativa para quem busca uma moradia com boa localização e custo-benefício. A unidade está desocupada e não possui mobília, permitindo que o novo proprietário faça as adaptações e personalizações de acordo com suas preferências. A região da Cidade Patriarca é bem servida por diversas opções de comércio, serviços e transporte público, proporcionando aos moradores uma ótima qualidade de vida. Com um valor de venda de R$ 285.000, este apartamento representa uma excelente oportunidade para quem deseja investir em um imóvel na capital paulista. Agende uma visita e conheça pessoalmente este apartamento. Sua localização privilegiada e a possibilidade de personalização tornam esta propriedade uma ótima opção para quem busca um novo lar ou um investimento imobiliário na região.São Paulo - SPAPARTAMENTO NOVO Á VENDA COM 2 DORMITÓRIOS,SALA, COZINHA,BANHEIRO,,LAVANDERIA, 1 VAGA,FÁCIL ACESSO A UBS CIDADE PATRIARCA, FÁCIL ACESSO A FEIRA LIVRE, FÁCIL ACESSO A ESCOLAS, COLÉGIOS,MERCADOS,FÁCIL ACESSO A RODOVIA DOS TRABALHADORES. Este espaçoso apartamento de 2 quartos e 1 sala está localizado no bairro da Cidade Patriarca, em São Paulo. Com uma área total de 40 m², o imóvel oferece uma ótima alternativa para quem busca uma moradia com boa localização e custo-benefício. A unidade está desocupada e não possui mobília, permitindo que o novo proprietário faça as adaptações e personalizações de acordo com suas preferências. A região da Cidade Patriarca é bem servida por diversas opções de comércio, serviços e transporte público, proporcionando aos moradores uma ótima qualidade de vida. Com um valor de venda de R$ 285.000, este apartamento representa uma excelente oportunidade para quem deseja investir em um imóvel na capital paulista. Agende uma visita e conheça pessoalmente este apartamento. Sua localização privilegiada e a possibilidade de personalização tornam esta propriedade uma ótima opção para quem busca um novo lar ou um investimento imobiliário na região.
Rua Guirá-Acangatara, 75 - Jardim São Francisco (Zona Leste)Apresenta-se esta excelente oportunidade de adquirir um apartamento padrão com 47m² de área útil, localizado na região do Jardim São Francisco, na Zona Leste de São Paulo. Com 2 quartos e 1 banheiro, este imóvel é uma ótima opção tanto para moradia própria quanto para investimento. O apartamento encontra-se em bom estado de conservação, mobilado e ocupado pelo proprietário, o que facilita a imediata posse. Sua planta bem aproveitada e a presença de uma sala acolhedora tornam este espaço agradável e funcional. O condomínio Atua Parque Ecológico I, no qual o imóvel está inserido, oferece áreas de lazer e segurança 24 horas, agregando ainda mais valor ao negócio. Com um valor de venda de R$ 290.000, esta propriedade representa uma excelente oportunidade no mercado imobiliário atual. Sua localização privilegiada, próxima a transportes públicos, comércio e serviços, torna o imóvel ainda mais atrativo para quem busca uma ótima opção de moradia ou investimento em São Paulo. Agende uma visita e conheça pessoalmente este excelente apartamento. Sua localização, preço e características tornam este imóvel uma escolha muito interessante. Não perca esta oportunidade de adquirir seu novo lar ou investimento!São Paulo - SPApresenta-se esta excelente oportunidade de adquirir um apartamento padrão com 47m² de área útil, localizado na região do Jardim São Francisco, na Zona Leste de São Paulo. Com 2 quartos e 1 banheiro, este imóvel é uma ótima opção tanto para moradia própria quanto para investimento. O apartamento encontra-se em bom estado de conservação, mobilado e ocupado pelo proprietário, o que facilita a imediata posse. Sua planta bem aproveitada e a presença de uma sala acolhedora tornam este espaço agradável e funcional. O condomínio Atua Parque Ecológico I, no qual o imóvel está inserido, oferece áreas de lazer e segurança 24 horas, agregando ainda mais valor ao negócio. Com um valor de venda de R$ 290.000, esta propriedade representa uma excelente oportunidade no mercado imobiliário atual. Sua localização privilegiada, próxima a transportes públicos, comércio e serviços, torna o imóvel ainda mais atrativo para quem busca uma ótima opção de moradia ou investimento em São Paulo. Agende uma visita e conheça pessoalmente este excelente apartamento. Sua localização, preço e características tornam este imóvel uma escolha muito interessante. Não perca esta oportunidade de adquirir seu novo lar ou investimento!